Ouvindo...

CRB vence o desfalcado Sport e mantém arrancada com Daniel Paulista

CRB foi mais eficiente do que o Sport e, diante de um adversário muito desfalcado, fez valer o mando de campo na Série B

CRB venceu o Sport nesta quarta-feira

O CRB segue a boa fase desde a chegada do técnico Daniel Paulista. Em sete jogos com o treinador, a equipe alagoana conheceu, na noite desta quarta-feira (5), a sua quinta vitória na sequência. E, desta vez, um triunfo especial, diante do líder da competição. Com o Sport desfalcado por seis dos seus titulares, o Galo foi mais eficiente e superou a equipe pernambucana por 2 a 0.

Os gols da vitória do CRB foram marcados por Anselmo Ramon, no primeiro tempo, e por Luciano Juba, num gol contra marcado por uma imensa falha do goleiro Jordan, que entrou no lugar de Renan no intervalo do jogo. Vale lembrar que o jogo entre os times nordestinos foi atrasado, válido pela primeira rodada da competição.

A derrota também mantém um tabu de 22 anos sem que o Sport vença o CRB em Maceió. O Leão também nunca venceu o adversário desta noite como visitante na Série B e também nunca venceu o técnico Daniel Paulista, treinador que estreou na carreira pelo Leão e é ídolo da torcida rubro-negra.

A classificação: Sport perde a liderança

Com a vitória, o CRB subiu à 11ª posição, agora com 21 pontos. Quando Daniel Paulista assumiu, a equipe estava na zona de rebaixamento. Com 31, o Sport acabou ultrapassado pelo Vila Nova, que sequer jogou. Isso aconteceu porque o Leão somou dois gols negativos no saldo e viu o oponente goiano superá-lo no saldo de gols (15 x 14).

Próximos compromissos

O Sport volta a jogar novamente no próximo domingo (9), às 18h (de Brasília), quando receberá o Mirassol, na Ilha do Retiro, pela 16ª rodada. No mesmo dia, mas às 15h30, o CRB visitará a Chapecoense, em Chapecó.

Retorno de Labandeira

O atacante Facundo Labandeira voltou a ser utilizado no Sport depois de 73 dias. Recuperado de uma lesão no joelho, o uruguaio foi acionado no aos 29 minutos do segundo na vaga de Fabrício Daniel. Ele, entretanto, não conseguiu fazer a diferença para o Leão.

Relato do jogo

Desde os primeiros minutos, ficou evidente a dificuldade do Sport, especialmente na criação. Entre lesionados e suspensos, o técnico Enderson Moreira não pôde contar com o zagueiro Sabino, os volantes Ronaldo, Fábio Matheus e Fabinho, o meia Jorginho e o artilheiro da competição, Vagner Love.

Com muitos desfalques e o meio de campo completamente reserva, a equipe rubro-negra viu o CRB começar melhor o jogo em casa, principalmente até a metade da etapa inicial. Numa etapa inicial equilibrada, saldo positivo para a equipe alagoana, mais ousada no início da partida.

O gol da vitória parcial no primeiro tempo saiu aos 13 minutos. Hereda, que levou a melhor sobre Igor Cariús na maioria das jogadas, chegou à linha de fundo e cruzou para Anselmo Ramon abrir o placar. O árbitro chegou a anular o gol apontando mão do centroavante, porém após revisão no VAR retrocedeu e validou o lance.

Pouco criativo e refém de um Matheus Vargas sem inspiração, o Sport pouco a pouco conseguiu se estabilizar na partida. E até tentou responder, principalmente pelo lado direito com Ewerthon e Edinho. A partir do setor, o Leão finalizou com Fabrício Daniel, aos 29 e 36, e Edinho, aos 31, com bolas que assustaram Diogo Silva. Ao fim do primeiro tempo o Sport terminou com 60% da posse de bola.

No intervalo, o goleiro Renan teve uma indisposição gástrica e foi substituído por Jordan. O Sport melhorou na volta para o segundo tempo. Aos 10, Pedro Martins acertou a trave. Aos 14, Ewerthon quase empata com finalização perigosa na área.

Após a pressão inicial do Leão, o jogo voltou a um estágio de monotonia, com a disposição física se sobressaindo. Com a vantagem no placar, o CRB soube quebrar o ritmo da partida e ainda ampliar numa falha rubro-negra. Aos 41, Luciano Juba recuou de longe, Jordan falhou feio e saiu o segundo do time da casa, dando números finais ao jogo.

CRB 2 x 0 Sport

CRB

Diogo Silva; Matheus Ribeiro, Saimon, Anderson Conceição (Gum) e Hereda; Falcão, Juninho Valoura (Anderson Leite), Lucas Lima e João Paulo (Rafael Longuine); Renato (Rômulo) e Anselmo Ramon (Hyuri). Técnico: Daniel Paulista.

Sport

Renan (Jordan); Ewerthon, Rafael Thiery, Chico e Igor Cariús (Wanderson); Pedro Martins, Ítalo e Matheus Vargas (Juan Xavier); Luciano Juba, Edinho (Gabriel Santos) e Fabrício Daniel (Facundo Labandeira). Técnico: Enderson Moreira.

Gols

Anselmo Ramon (13min1T) e Luciano Juba (40min2T, gol contra), para o CRB.

Cartões amarelos

Sem cartões.

Motivo: 1ª rodada da Série B (jogo atrasado).
Data e horário: 5 de julho de 2023 (quarta-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Rei Pelé, em Maceió.
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN).
Auxiliares: Edevan de Oliveira Pereira (BA) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS).
Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho (VAR-FIFA-SP).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.