O Governo de Minas Gerais não está nada satisfeito com as condições atuais do gramado do Mineirão. Tanto que, segundo apuração da Itatiaia, a Minas Arena foi notificada para dar explicações sobre a grama do estádio.
A notificação, ainda segundo a reportagem, foi enviada à administradora do Gigante da Pampulha, na última segunda-feira (19). A Itatiaia entrou em contato com a Minas Arena, que confirmou a notificação para fornecer esclarecimentos sobre gramado, o que “prontamente efetivou-se pela equipe técnica”.
A reclamação pela péssima condição do gramado para a prática do futebol partiu da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, que pediu esclarecimentos à Minas Arena.
A empresa que administra o estádio enviou um laudo à secretaria de governo, apontando que o gramado estava apto a receber partidas de futebol, inclusive o jogo desta quarta-feira (21), entre Cruzeiro e Fortaleza, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Esse mesmo laudo também foi encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de acordo com informações repassadas à Itatiaia.
Governo quer avaliar gramado do Mineirão
O Governo de Minas Gerais pensa, mesmo após laudo emitido pela Minas Arena, fazer uma avaliação própria das condições do gramado. Para isso, contaria com os serviços de uma “empresa neutra”, que analisaria aspectos técnicos da situação atual da grama.
Se houver esse “laudo paralelo” com comprovação de condição ruim do gramado, a Minas Arena pode até ser multada.
O gramado do Mineirão tem sido alvo constante de críticas por parte de jogadores e clubes de todo o Brasil.
Inclusive, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), já multou o Atlético, que jogou no estádio com a grama em condições inadequadas, de acordo com a própria entidade que comanda o futebol no continente.
Minas Arena justifica estado do gramado
A Minas Arena divulgou nota oficial nesta semana para explicar o motivo de o gramado do Mineirão apresentar falhas consideráveis, mesmo sem jogos no estádio nos últimos dias, antes da partida entre Cruzeiro x Fortaleza.
“O Mineirão teve, nas últimas semanas, um período de uso intenso de seu gramado. Por isso, ele tem requisitado mais investimentos de manutenção por parte da concessionária. Aproveitando-se deste período de data Fifa, entre 12 e 20 de junho, sem atividades de jogos ou shows, optamos por trocar partes do gramado para melhorar a jogabilidade”, diz parte da nota da concessionária.
Veja a nota completa
O Mineirão teve, nas últimas semanas, um período de uso intenso de seu gramado. Por isso, ele tem requisitado mais investimentos de manutenção por parte da concessionária. Aproveitando-se deste período de data Fifa, entre 12 e 20 de junho, sem atividades de jogos ou shows, optamos por trocar partes do gramado para melhorar a jogabilidade. Nestes primeiros dias de troca, a nova grama apresenta coloração diferente das demais regiões do campo, mas o gramado encontra-se plano e com jogabilidade garantida por padrões técnicos, se preparando para um segundo semestre sem tantas intercorrências.
É importante ressaltar que até o fim do primeiro trimestre de 2023, não havia reservas de datas de jogos no Mineirão por parte dos clubes. O Cruzeiro tinha assinado acordo de fidelidade com a Arena Independência e o Atlético aguardava a inauguração de sua arena, ainda sem data para acontecer. Esse planejamento tardio tem trazido desafios para o manejo do gramado.