O principal clássico do futebol de Minas Gerais costuma ser marcado por grande presença de público. Historicamente, Cruzeiro e Atlético jogam para dezenas de milhares de torcedores, mas há situações em que a presença nos estádios não é grande como se espera.
Dependendo do local do jogo, o público fica na casa dos 15 mil presentes, como é o caso da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por exemplo. Quando o palco é o Independência, em Belo Horizonte, a média se aproxima dos 20 mil torcedores, mas foi justamente no Horto onde se presenciou o menor público do clássico pelo Brasileirão.
No primeiro turno da Série A em 2014, o Atlético recebeu o Cruzeiro no dia 11 de maio. Em campo, o Galo venceu a Raposa por 2 a 1 - André e Marion marcaram para o alvinegro, enquanto Marcelo moreno descontou para a equipe celeste.
Naquele dia, 9.041 pessoas foram ao Independência, naquele que é o menor público do confronto pela Série A. Além disso, essa também foi a única vez que o confronto teve menos de 10.000 pagantes.
Para efeitos de comparação, o segundo pior público do clássico pelo Brasileirão foi de 11.573 torcedores na Série A de 2004. O confronto, que terminou com vitória do Atlético por 2 a 0, aconteceu no Mineirão.