Ouvindo...

Atlético e Cruzeiro podem fazer ‘dobradinha continental’ pela terceira vez na história

Em 1992 e 1997, arquirrivais venceram torneios sul-Americanos no mesmo ano, colocando Minas Gerais no topo do cenário do futebol à época

Cruzeiro e Atlético são finalistas neste ano das Copas Sul-Americana e Libertadores, respectivamente. Os arquirrivais em Minas Gerais podem repetir um feito que já aconteceu duas outras vezes ao longo da história: serem campeões de torneios continentais juntos no mesmo ano.

Leia também

O Atlético terá o Botafogo pela frente na luta pelo bicampeonato da Libertadores. As duas equipes vão se enfrentar no dia 30 de novembro, no estádio Mâs Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.

Já o Cruzeiro duelará pelo título inédito da Sul-Americana em decisão no dia 23 de novembro, contra o Racing, da Argentina, no estádio General Pablo Rojas, o “Nueva Olla”, em Assunção, no Paraguai.

Rivais campeões continentais na mesma temporada

Em duas oportunidades, Atlético e Cruzeiro levantaram importantes troféus de torneios sul-americanos no mesmo ano. A primeira vez foi em 1992, quando o time celeste faturou o bicampeonato da Supercopa, enquanto o time alvinegro ganhou sua primeira Copa Conmebol.

Cinco anos depois, mais uma vez os dois maiores clubes de Minas Gerais comemoraram conquistas continentais.

No ano de 1997, o Cruzeiro ganhou o bicampeonato da Copa Libertadores. O Atlético também faturou o seu segundo título da Copa Conmebol.

Dobradinha em 1992

Em 16 de setembro de 1992, o Atlético recebeu o Olímpia, do Paraguai, no Mineirão, no primeiro jogo da decisão da Copa Conmebol. O time atleticano venceu por 2 a 0, com gols de Negrini.

No dia 22 de setembro, no jogo da volta, o Olimpia venceu por 1 a 0, gol de Mauro Caballero. Com a vantagem do primeiro jogo, o Galo se sagrou campeão do torneio.

Em 1992, o Cruzeiro foi campeão da Supercopa em cima do Racing-ARG, rival na decisão da Sul-Americana deste ano. No jogo de ida, no Mineirão, realizado em dia 19 de novembro, a equipe azul goleou os argentinos por 4 a 0, gols de Roberto Gaúcho (2), Luis Fernando Flores e Boiadeiro.

Na partida de volta, em 25 de novembro, vitória da equipe de Avellaneda por 1 a 0, gol de Turco García. O resultado deu ao Cruzeiro o título da Supercopa.

Nova dobradinha em 1997

Em 1997, mais uma vez o futebol mineiro se destacou no continente. O Cruzeiro enfrentou o Sporting Cristal, do Peru, em duas partidas, e faturou o título da Copa Libertadores da América.

No dia 6 de agosto, o Cruzeiro foi a Lima, capital do Peru, e empatou por 0 a 0 com o Sporting Cristal, na partida de ida.

No segundo e decisivo confronto, no Mineirão, em 13 de agosto, Elivelton marcou o gol do título celeste no mais importante torneio da América do Sul.

Meses depois do título do rival, o Atlético também faturava um novo troféu internacional. O Alvinegro, no dia 6 de novembro, visitou o Lanús no estádio La Fortaleza, e venceu por 4 a 1.

Os gols atleticanos na partida de ida foram marcados por Bruno, Marques, Valdir Bigode. Juan Serrizuela fez contra. Ibagaza fez o tento de honra dos argentinos, em um jogo que terminou em pancadaria. O técnico Leão, à época no Atlético, precisou operar o rosto por causa da briga generalizada e um soco que recebeu na confusão.

Na partida de volta, empate em 1 a 1, no Mineirão, no dia 17 de dezembro. O gol do Atlético foi marcado por Jorginho, com Trimarchi pelo Lanús.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Túlio Kaizer é jornalista esportivo com grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.
Leia mais