Luka Modric entrou na lista de estrelas do futebol que se tornaram donos de clubes. Nessa segunda–feira (15), o jornalista Fabrizio Romano noticiou que
Apesar de inusitada, a compra de um clube por algum jogador é algo comum. Grandes nomes do mundo do futebol já se aventuraram no ramo empresarial do esporte bretão. Confira a lista com os principais nomes:
- Ronaldo Fenômeno (Valladolid-ESP)
- David Beckham (Inter Miami-EUA)
- Zlatan Ibrahimovic (Hammarby-NOR)
- Cesc Fàbregas (Como-ITA)
- Thierry Henry (Como-ITA)
- Kylian Mbappé (SM Caen-FRA)
- Paolo Maldini (Miami FC-EUA)
- Didier Drogba (Phoenix Rising-EUA)
- N’Golo Kanté (Royal Excelsior Virton-BEL)
- Gerard Piqué (FC Andorra-ESP)
- Edmilson (Futebol Clube Ska Brasil)
- Eden Hazard (San Diego-EUA)
Ronaldo Fenômeno
Ronaldo foi dono do Cruzeiro durante 30 meses
Já na aposentadoria, Ronaldo comprou 51% das ações do Valladolid, da Espanha, em 2018. Em dezembro de 2021, ele também se aventurou no futebol brasileiro, comprando 90% das ações do Cruzeiro.
Foi na “gestão Ronaldo” que o Cruzeiro conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro após três anos jogando a Segunda Divisão. Porém, em abril de 2024, ele vendeu sua parte para Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH.
David Beckham
David Beckham, ídolo do Manchester United e dono do Inter Miami
A história de David Beckham com o Inter Miami iniciou quando ele ainda jogava. Em 2007, a estrela britânica deixou o Real Madrid para jogar no LA Galaxy, dos Estados Unidos. No acordo, havia um acordo para que o então meia comprasse uma equipe de expansão da Major League Soccer (MLS) por “apenas” 25 milhões de dólares após sua aposentadoria.
Beckham se aposentou em 2014 e acionou a opção de contrato, criando um clube com sede em Miami, que hoje é sucesso mundial tendo Lionel Messi como principal estrela de um plantel estrelado que também conta com Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba, além de Javier Mascherano como técnico.
Zlatan Ibrahimovic
Zlatan Ibrahimovic se aposentou em junho de 2023 e hoje é dono do Hammarby
Zlatan Ibrahimovic comprou 50% do Hammarby, da Suécia, em novembro de 2019. Ele se tornou sócio do clube sueco, juntamente com a AEG, (American Entertainment Group), empresa internacional de entretenimento.
Cesc Fàbregas e Thierry Henry
Cesc Fàbregas e Thierry Henry, sócios do Como
Cesc Fàbregas e Thierry Henry se tornaram acionistas do Como, da Itália, em 2022. O clube joga atualmente a Primeira Divisão Italiana sob o comando técnico do próprio ex-meia espanhol.
Kylian Mbappé
Kyllian Mbappé em ação pelo Real Madrid
Em julho de 2024, o astro do Real Madrid comprou o SM Caen, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Francês, por 15 milhões de euros (R$ 91 milhões), de acordo com o jornal francês “L´Équipe”.
Paolo Maldini
Paolo Maldini, ídolo do Milan
Ídolo do Milan, Paolo Maldini, que se aposentou em 2009, comprou parte do Miami FC, da Segunda Divisão Norte-americana.
Didier Drogba
Ídolo do Chelsea, Didier Drogba é dono do Phoenix Rising
Em abril de 2917, Didier Drogba se tornou coproprietário do Phoenix Rising. da Segunda Divisão Norte-americana. Além de ser um dos acionistas do clube, o astro marfinense também atuou pelo time por um ano.
N’Golo Kanté
N’Golo Kanté em ação pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita
Pouco depois de ser contratado pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, N’Golo Kanté comprou o Royal Excelsior Virton, da Terceira Divisão da Bélgica.
Gerard Piqué
Ídolo do Barcelona, Gerard Piqué é dono do FC Andorra, da Catalunha
Em dezembro de 2018, quando ainda jogava, Gerard Piqué comprou o FC Andorra, modesto clube da Catalunha que disputa a Terceira Divisão da Espanha.
Edmilson
Pentacampeão, Edmilson criou um clube em Santana de Parnaíba, no interior paulista
O pentacampeão Edmilson criou o Futebol Clube Ska Brasil, em Santana de Parnaíba, com o objetivo de formar jogadores para os grandes do futebol brasileiro e internacional.
Eden Hazard
Eden Hazard com a taça da Europa League, competição que conquistou duas vezes com o Chelsea
Eden Hazard, que se aposentou em outubro de 2022, comprou o San Diego, dos Estados Unidos, em 2019. O clube disputa atualmente a MLS.