Ouvindo...

Mourinho e Guardiola trocam farpas sobre títulos da Premier League; entenda

Técnicos são considerados dos mais icônicos da história recente no Campeonato Inglês, apesar de terem sido rivais apenas na Espanha

Dois dos principais técnicos da história recente na Premier League, José Mourinho e Pep Guardiola trocaram farpas durante entrevistas coletivas nos últimos dias. Apesar de não se enfrentarem há muito tempo, ambos fizeram provocações com relação ao número de títulos conquistados durante as passagens pela Inglaterra.

Tudo teria começado no domingo (1º), quando o Liverpool venceu o Manchester City de Guardiola por 2 a 0. Na saída de campo, Guardiola fez gestos com o número 6 para a torcida dos Reds, em referência às seis conquistas do Campeonato Inglês pelos Citizens.

Leia também

O comportamento do espanhol motivou comparações com José Mourinho, que tinha relembrado, tempos antes, as três conquistas da Premier League com o Chelsea.

“Espero que não seja meu caso, mas, parece que, no fim, eu e Mourinho somos um pouco parecidos. Mas ele ganhou três e eu ganhei seis”, respondeu Guardiola.

A declaração, entretanto, gerou reação rápida de Mourinho, atualmente no Fenerbahçe-TUR. Conhecido por não ter “papas na língua”, o português não poupou palavras para responder o antigo rival.

“O Pep Guardiola disse uma coisa ontem… ele ganhou seis troféus e eu ganhei três, mas ganhei de forma justa e limpa. Não quero vencer lidando com 150 processos. Se eu perdi, quero parabenizar meu oponente”, disparou Mourinho.

A fala do português faz referência ao chamado “julgamento do século” na Inglaterra. O City de Guardiola é alvo de investigação por mais de 100 casos de desrespeito às regras financeiras da Premier League, fato que pode ter consequências graves ao time de Manchester.

As irregularidades investigadas envolvem o período de 2009 e 2018. Nesse intervalo, o City venceu a Premier League três vezes, sendo duas ocasiões sob comando de Guardiola.

Os dois técnicos chegaram a se enfrentar na Inglaterra, quando Guardiola estava no City e Mourinho passou por United e Tottenham. A rivalidade entre eles, por sinal, ganhou notoriedade internacional enquanto Mourinho era técnico do Real Madrid e Guardiola treinou o Barcelona.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais