Sem sustos ou surpresas, o Manchester City-ING vai decidir o Mundial de Clubes da Fifa contra o Fluminense. Sem muito trabalho, o time inglês venceu o Urawa Reds-JAP, por 3 a 0, pela semifinal, nesta terça-feira (19), no King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita.
Sem Haaland, De Bruyne e Doku, cortados por lesão, os Citizens fizeram um primeiro tempo burocrático e atropelaram na segunda etapa. Höibraaten, contra, Kovacic e Bernardo Silva, fizeram os gols do time inglês.
A grande decisão do Mundial será na sexta-feira (22), às 15h (de Brasília). O confronto entre City e Fluminense também marcará um campeão inédito do torneio. Às 11h30 (de Brasília), o Urawa faz a disputa de terceiro e quarto lugar com o Al Ahly-EGI.
Alívio para o Flu?
Que o City é um dos melhores - senão o melhor - times do mundo, o Fluminense já sabe. Porém, a equipe tricolor terá um alento na grande decisão. Antes do confronto contra o Urawa Reds, o clube anunciou que Haaland, De Bruyne e Jérémy Doku estão fora do Mundial de Clubes, por lesão. Pode ser um trunfo para o Flu que está com força máxima no torneio.
Domínio em ritmo de treino
O que era esperado para o confronto se apresentou no primeiro tempo do duelo no King Abdullah. O Manchester City, mesmo não sendo brilhante, colocou o Urawa na roda. Porém, o último passe e as finalizações eram o grande pecado dos ingleses. Parecia que Guardiola estava apenas fazendo um aquecimento com sua equipe.
Nitidamente a ausência de Haaland era sentida na hora de concluir em gol. O City tentava finalizar, cruzar e a bola não ia até o gol do veterano Nishikawa. Coube a Höibraaten jogar contra o próprio patrimônio para colocar o time de Guardiola em vantagem.
O luso-brasileiro Matheus Nunes cruzou da direita e o zagueiro noruguês jogou contra o próprio patrimônio no último minuto do primeiro tempo. O gol abriu o caminho para a confirmação do ‘óbvio’.
Passeio aguardado
O segundo tempo do confronto pareceu um jogo-treino. Com 13 minutos, o jogo já estava 3 a 0 para os ingleses, sem qualquer esforço. Primeiro foi Kovacic e depois Bernardo Silva que deixaram o placar mais elástico. Além disso, a equipe inglesa abusou do preciosismo. No gol, Bernardo pouco celebrou, mostrando que a partida já tinha característica de recreativa.
Grealish, por exemplo, recebeu de Foden e ao invés de empurrar para as redes quis fazer fila na defesa japonesa e parou nas mãos de Nishikawa. O goleiro dos Urawa, inclusive, impediu o que poderia ser uma goleada bem maior para o time de Pep Guardiola.
City poupa time
Logo após o terceiro gol marcado por Bernardo Silva, o técnico Pep Guardiola começou a mexer na equipe para não desgastar seus jogadores visando a grande decisão do Mundial contra o Fluminense. O próprio português foi um dos que deixou o campo.
Sem esforço, o Manchester City continuou tocando bola e chegando com certa facilidade ao gol japonês. Um pouco displicente, quase Guardiola quase entregou o que seria o gol de honra do Urawa, mas Walker salvou.
Urawa Reds-JAP 0x3 Manchester City-ING
Urawa Reds-JAP
Nishikawa; Sekine, Scholz, Höibraaten e Akimoto; Ito (Ogiwara), Iwao (Shibato), Yasui e Okubo (Schalk); Kanté (Nakajima) e Koizumi (Linssen). Técnico: Maciej Skorza
Manchester City-ING
Ederson; Walker, Stones (Sergio Gómez), Akanji (Gvardiol) e Aké; Rodri (Kalvin Phillips), Kovacic e Matheus Nunes; Bernardo Silva (Bobb), Grealish e Foden (Julián Alvárez). Técnico: Pep Guardiola
Gols: Höibraaten, contra (46 min 1ºT), Kovacic (6 min 2ºT), Bernardo Silva (13 min 2ºT) para o Manchester City;
Cartões amarelos: Akanji e Matheus Nunes (MCI)
Cartão Vermelho: Nenhum
Motivo: Semifinal do Mundial de Clubes da Fifa 2023
Local: King Abdullah, Jeddah, Arábia Saudita
Data e hora: 19 de dezembro de 2023, às 15h (de Brasília)
Árbitro: Mohamed Al Hoish (Fifa-SAU)
Assistentes: Yasir Al Sultan (Fifa-SAU) e Khalaf Al-Shammari (Fifa-SAU)
Arbitro de vídeo: Adil Zourak (Fifa-MAR)