Ouvindo...

Times

Union Berlin forma primeira comissão técnica com mulher na história da Bundesliga

Clube alemão demitiu Urs Fischer após sequência de 14 jogos sem vitória

O Union Berlin demitiu Urs Fischer nesta quinta-feira (16) após 14 jogos sem vitória. Ainda sem uma definição para o cargo, o time alemão montou uma comissão interina com dois profissionais: Marco Grote como treinador e Marie-Louise Eta como auxiliar. Eta é a primeira mulher no cargo na história do Campeonato Alemão.

A dupla trabalhou junto no sub-19 do Union Berlin e comandará a equipe principal “até novo aviso”. Marie-Louise Eta tem 32 anos e é ex-jogadora. Com a camisa do Turbine Potsdam-ALE, conquistou três títulos do Campeonato Alemão e um da Liga dos Campeões. Ela se aposentou aos 26 anos após sucessivos problemas com lesão.

A nova auxiliar estará no banco de reservas de jogos do Campeonato Alemão e da Liga dos Campeões da Europa. Na última colocação do Grupo C do torneio europeu, com um ponto e chances remotas de classificação, o Union enfrenta o Braga no dia 29. O time é o lanterna da Bundesliga com seis pontos em 11 jogos.

Demissão

A troca no comando representa o fim de uma era. Em seus cinco anos no comando, Urs Fischer levou o Union da segunda divisão à primeira pela primeira vez e, depois, à Liga dos Campeões. O passado, contudo, não foi o suficiente para sustentá-lo diante dos resultados ruins desta temporada.

O Union tem apenas um empate e 13 derrotas nos últimos 14 jogos em todas as competições. A última vez que venceu foi em 26 de agosto. A derrota por 4 a 0 para o Bayer Leverkusen no domingo deixou o time em último lugar.

“Este é um momento muito triste não só para mim pessoalmente, mas certamente para toda a família do Union”, disse o presidente do clube Dirk Zingler, em comunicado.

“Dói não termos conseguido quebrar a sequência negativa das últimas semanas. Fico grato e orgulhoso ao relembrar o tempo que passamos e os sucessos que celebramos juntos. Por mais dolorosa que seja esta separação, Urs Fischer parte como um amigo que será sempre recebido por nós de braços abertos”, concluiu.

Com agências

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais