Possível adversário do Fluminense no Mundial de Clubes Fifa, o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, está prestes a anunciar Marcelo Gallardo como novo treinador. Veículos de imprensa da Argentina, como o jornal “Olé" e canal “TyC Sports”, dão o acordo como certo para que o ex-técnico do River Plate-ARG seja o novo comandante do time que conta com Benzema.
Segundo as informações, Gallardo deve viajar ao país asiático já nos próximos dias para assinar contrato. Se confirmada a negociação, o treinador argentino pode se tornar um dos mais bem pagos do mundo, com valores próximos aos de Pep Guardiola no Manchester City e Diego Simeone no Atlético de Madrid.
O argentino chegaria para o lugar do português Nuno Espírito Santo, demitido no começo deste mês após polêmica com Benzema, principal nome da equipe. A imprensa local afirma que Nuno chamou o atacante de preguiçoso em meio a um começo ruim na temporada. Vale lembrar que o Al-Ittihad também conta com nomes de destaque, como Kanté (ex-Chelsea), Fabinho (ex-Liverpool) e Romarinho (ex-Corinthians).
Gallardo tem histórico de conquistas no River
Marcelo Gallardo treinou o River Plate por oito anos e se despediu no fim de 2022. O único outro clube que ele treinou foi o Nacional-URU, mas as principais glórias se deram na equipe argentina.
Em nove temporadas, o ex-jogador entrou para a história do River, se tornando o técnico mais vitorioso de todos os tempos no clube, com 14 títulos. Os destaques ficam para duas edições da Copa Libertadores e um Campeonato Argentino. Foram 228 vitórias em 424 jogos, com 62,6% de aproveitamento.
Sequência do Al-Ittihad
O próximo jogo do Al-Ittihad é no dia 24 de novembro, já depois da Data Fifa, contra o Al-Ettifaq, time treinado por Steven Gerrard. A expectativa do Al-Ittihad é ter o novo treinador durante o período sem partidas.
Outra preocupação, entretanto, é o Mundial de Clubes no fim deste ano, na Arábia Saudita. O Al-Ittihad estreia no dia 12 de dezembro em Jidá, cidade em que a equipe é sediada, contra o Auckland City, da Nova Zelândia. Se vencer, o adversário na semifinal pode ser o Fluminense.
Fluminense no Mundial de Clubes
O Al-Ittihad pode ser o adversário do Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa. O Tricolor Carioca e o time de Benzema estão na mesma chave da competição.
Por ser o atual campeão da Libertadores, o Fluminense já está garantido na semifinal do torneio. Já o clube saudita terá de fazer duas partidas para chegar ao duelo com o time de Fernando Diniz. Primeiro, enfrenta o Auckland City, da Nova Zelândia, e se vencer ainda encara o Al-Ahly, do Egito.
A estreia do Flu, na semifinal, será em 18 de dezembro, uma segunda-feira, às 15h (de Brasília), no estádio King Abdullah Sport City, na cidade de Jeddah. A final será disputada na mesma arena, em 22 de dezembro, uma sexta-feira, também às 15h (de Brasília).
Participantes do Mundial de Clubes:
Fluminense - América do Sul
Manchester City (Inglaterra) - Europa
León (México) - Américas do Norte e Central
Al-Ahly (Egito) - África
Urawa Red Diamonds (Japão) - Ásia
Auckland City (Nova Zelândia) - Oceania
Al-Ittihad (Arábia Saudita) - país-sede
Calendário de jogos do Mundial de Clubes:
12 de dezembro
Jogo 1 - 15h (de Brasília): Al-Ittihad (Arábia Saudita) x Auckland City (Nova Zelândia)15 de dezembro
Jogo 2 - 11h30 (de Brasília): Vencedor do jogo 1 x Al-Ahly (Egito)
Jogo 3 - 15h (de Brasília): León (México) x Urawa Red Diamonds (Japão)18 de dezembro
Semifinal 1 - 15h (de Brasília): Fluminense x vencedor do jogo 219 de dezembro
Semifinal 2 - 15h (de Brasília): Manchester City x vencedor do jogo 322 de dezembro
Disputa do 3º lugar: 11h30 (de Brasília)
Final: 15h (de Brasília)
Este será o último Mundial no formato atual, com sete participantes, disputado desde 2005. A partir de 2025, a Fifa vai organizar um evento turbinado, com 32 participantes, sendo 12 da Europa e seis da América do Sul.
O título do Fluminense deste sábado classificou a equipe também para essa nova competição. O Palmeiras, campeão da Libertadores de 2021, e o Flamengo, vencedor em 2022, também já estão garantidos, assim como Chelsea-ING, Real Madrid-ESP e Manchester City-ING. A primeira edição será nos EUA, entre junho e julho de 2025.