Ainda não se conhece todas as cidades dos Estados Unidos que receberão jogos da Copa América de 2024, mas o sorteio dos grupos vai ocorrer nos próximos meses. E o local já está definido: Miami.
Como a Itatiaia contou, a cidade na Flórida, onde joga Lionel Messi, no Inter Miami, é a única que já se sabe que terá partidas do torneio continental, marcado de 20 de julho a 14 de julho do ano que vem.
As outras ainda não foram definidas e um impasse com relação às sedes da Copa do Mundo de 2026, que também será em solo dos EUA, atrasa a definição dos locais da Copa América.
No fim de setembro, o presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Dominguez, esteve em Miami visitando autoridades. Já estava certo que o Hard Rock Stadium receberá confrontos da Copa América, mas também se acertou nessa ocasião que a cidade também terá o sorteio das chaves.
Inicialmente a ideia dos organizadores era fazer o sorteio em dezembro de 2023, mas como a escolha das sedes está atrasada, ele pode ser adiado para o início de 2024.
O Regulamento
A Copa América terá 16 participantes, os dez filiados à Conmebol, incluindo Brasil, Argentina e Uruguai, e outros seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe).
Estados Unidos, como país-sede, já está classificado. As vagas restantes serão definidas por critério técnico, por meio da Liga das Nações, competição organizada pela Concacaf.
Os times serão divididos em quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves. Os dois primeiros de cada se classificam para as quartas de final, com jogos eliminatórios até a final.