O título da Copa Sul-Americana colocará a LDU, do Equador, frente a frente contra o campeão da edição 2023/2024 da Liga Europa, o segundo torneio em importância da Uefa (União Europeia de Futebol). Em jogo único, em solo europeu, o confronto é chamado de Desafio de Clubes.
A Conmebol confirmou à Itatiaia que a partida se mantém no calendário e no protocolo de ações assinado pela confederação sul-americana e sua parceria europeia. A primeira edição foi realizada em 2023, quando o Sevilla, na Espanha, venceu em 19 de julho o Independiente Del Valle, do Equador, nos pênaltis por 4 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
A data do jogo da LDU ainda será definida, e o rival vai ser conhecido em 22 de maio, quando a final da Liga Europa será disputada em Dublin, na Irlanda. Mas algumas potências do futebol europeu estão nessa edição da competição e poderão ser rival dos equatorianos:
Liverpool-ING
Roma-ITA
Bayer Leverkusen-ALE
Sporting-POR
Ajax-HOL
Olympique de Marselha-FRA
Os terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões, que tem a elite europeia, ainda disputarão jogos de playoff contra os segundos das chaves da Liga Europa, para definição dos 16 times que jogarão as oitavas de final.
Portanto, outras tradicionais equipes do Velho Continente devem migrar para a Liga Europa e brigar pelo título. Na classificação atual, Sevilla-ESP e Milan-ITA, por exemplo, ocupam as terceiras posições de seus grupos.