O atacante português Jota, de 24 anos, foi um dos primeiros jogadores contratados pelo futebol saudita. O jogador saiu do Celtic, da Escócia, pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita por 25 milhões de euros (cerca de R$ 133 milhões), mas não conquistou espaço no novo clube e está fora da lista de inscritos do Campeonato Saudita.
A imprensa local já havia reportado uma insatisfação do clube saudita com o atacante português. Segundo relatos, o perfil “não midiático” do atleta não atendeu as expectativas e Jota passou a ficar fora dos planos.
O Al-Ittihad anunciou, nessa quinta-feira (7), a contratação do zagueiro ítalo-brasileiro Luiz Felipe. O clube já tinha o limite de estrangeiros permitdo pela liga nacional (8) e terá que fazer uma alteração nos inscritos. A tendência é que Jota fique de fora dos jogadores disponíveis.
O Ittihad tentou emprestar o jogador para o Al-Ettifaq, mas esbarrou nos trâmites burocráticos e não conseguiu completar a transferência dentro do prazo permitido. Estima-se que o português ganhe cerca de R$ 1,1 milhões por semana em salários.
Quem é Jota?
O português João Pedro Neves Filipe, de 24 anos, foi revelado nas categorias de base do Benfica. Ele passou a jogar profissionalmente na temporada 2018/19.
O jogador passou por Valladolid e Celtic, por empréstimo. O bom rendimento no clube escocês, na temporada 2021/22, com 13 gols e 14 assistências em 40 jogos fez com que ele fosse adquirido de forma definitiva.
Após novo ano com bons números (15 gols e 12 assistências em 43 jogos) despertou a atenção dos árabes. Jota foi anunciado como reforço no dia 3 de julho.
Lista de estrangeiros do Al-Ittihad
Brasil: Marcelo Grohe, Igor Coronado, Fabinho e Romarinho;
França: Karim Benzema e N’Golo Kanté;
Itália: Luiz Felipe;
Marrocos: Abderrazak Hamdallah;