O fim da Champions League marca o encerramento da temporada europeia. O inédito título do Manchester City significa o final das principais competições europeias pelo continente. A Itatiaia mostra os campeões, rebaixados e promovidos das principais ligas europeias. Além disso, quem já está garantido nas próximas edições da Liga dos Campeões, Liga Europa, e Liga Conferência.
Premier League
A temporada na Inglaterra viu, novamente, um domínio do Manchester City. A equipe comandada por Pep Guardiola confirmou o quinto título nos últimos seis anos. O Leicester, campeão de forma surpreendente na temporada 2015-16, foi rebaixado junto do tradicional Leeds United e do Southampton (depois de 11 anos na elite do futebol inglês).
Campeão: Manchester City;
Rebaixados: Leicester City, Leeds United e Southampton;
Promovidos: Burnley, Sheffield United e Luton Town
La Liga
Na Espanha, o Barcelona conquistou um título que não vinha desde a temporada 2018-19. Sob o comando de Xavi, a equipe catalã conquistou o 27º título do Campeonato Espanhol. Na parte debaixo da tabela, o Valladolid, gerido por Ronaldo, não evitou o rebaixamento. Entre os promovidos, falta a definição entre Alavés ou Levante que disputam eliminatórias para definir o último time na elite.
Campeão: Barcelona;
Rebaixados: Valladolid, Espanyol, Elche;
Promovidos: Granada, Las Palmas e Alavés ou Levante;
Serie A
A “Terra da Bota” viu, pela primeira vez, um campeão fora do trio Milan, Juventus e Inter desde 2001. O Napoli confirmou o título nacional - o terceiro da sua história. A tradicional Sampdoria foi rebaixada após um período de dez anos na Primeira Divisão. Genoa e Cagliari ficaram apenas uma temporada na B e retornaram à elite.
Campeão: Napoli;
Rebaixados: Sampdoria, Cremonese e Spezia;
Promovidos: Cagliari, Genoa e Frosinone;
Bundesliga
A Alemanha teve um final de temporada emocionante, mas com o campeão tradicional. O Bayern conquistou, pela 11ªvez consecutiva, o título nacional. Duas equipes tradicionais foram rebaixadas (Schalke 04 e Hertha Berlin) enquanto o FC Heidenheim fará sua estreia por ser promovido da Segunda Divisão.
Campeão: Bayern;
Rebaixados: Schalke 04 e Hertha Berlin;
Promovidos: FC Heidenheim e Darmstadt 98;
Ligue 1
O PSG recuperou o título francês após ser superado pelo Lille na temporada anterior. Comandados por Messi, Neymar e Mbappé, a equipe da capital capturou o 11º título nacional e o nono desde que o fundo de investimentos do Catar assumiu o clube em 2011. O Lens foi destaque na temporada com o vice-campeonato.
Campeão: PSG;
Rebaixados: Ajaccio, Troyes, Angers e Auxerre;
Promovidos: Le Havre e Mets;
Outras ligas
Portugal: Benfica (campeão); Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara (rebaixados); Moreirense, Farense e Estrela da Amadora (promovidos);
Turquia: Galatasaray (campeão); Giresunspor e Ümraniyespor (rebaixados); Samsunspor, Rizespor e Pendikspo (promovidos);
Holanda: Feyenoord (campeão); Groningen, Cambuur, Emmen (rebaixados); Heracles Almelo, PEC Zwolle, Almere City (promovidos);
Liga dos Campeões
A principal competição europeia também já tem clubes garantidos para a próxima disputa. A fase de grupos, que contará com 32 clubes, já tem 24 garantidos, são eles:
Manchester City, Arsenal, Manchester United, Newcastle United (Inglaterra);
Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid, Real Sociedad, Sevilla (Espanha);
Napoli, Lazio, Inter de Milão, Milan (Itália);
Bayern, Borussia Dortmund, RB Leipzig, Union Berlin (Alemanha);
PSG, Lens (França);
Benfica, Porto (Portugal);
Feyenoord (Holanda), Red Bull Salzburg (Áustria), Celtic (Escócia), Estrela Vermelha (Sérvia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia);
Liga Europa
A Liga Europa também tem clubes já definidos para a disputa da fase de grupos. Apenas 12 dos 32 clubes já são conhecidos. Muitos clubes serão definidos a partir das fases preliminares da Champions League.
West Ham, Liverpool, Brighton & Hove Albion (Inglaterra);
Villarreal, Real Betis (Espanha);
Atalanta, Roma (Itália);
Freiburg, Bayer Leverkusen (Alemanha)
Toulouse, Rennes (França)
Sporting (Portugal)