Ouvindo...

Técnico do Galatasaray detona Jorge Jesus: ‘Nunca treinou nas grandes ligas’

Português ex-Flamengo e atualmente no Fenerbahçe havia criticado futebol turco em entrevistas recentes

Jorge Jesus vai deixar o Fenerbahçe ao fim da temporada europeia

O treinador do Galatasaray, Okan Buruk, subiu o tom ao responder às críticas do português Jorge Jesus, ex-Flamengo e atualmente no Fenerbahçe, sobre a qualidade do futebol turco.

"É engraçado como um treinador que só trabalhou em Portugal, Brasil e Arábia Saudita e nunca treinou em nenhuma das grandes ligas da Europa acha o Campeonato Turco sem valor”, disparou Buruk, que conquistou nesta temporada a Superliga da Turquia, justamente sobre o Fenerbahçe de Jesus.

Recentemente, Jesus criticou o futebol turco, acusando a liga local de “falta de realidade” desportiva.

“Para mim, a Superliga não tem realidade desportiva. Os jogos não são vencidos dentro de campo. Os jogos precisam ser ganhos em campo, não nas mesas (esquemas). Eu digo isso não importa quem vença”, afirmou o português.

Futebol turco “subestimado”

Além de Jesus, Buruk fez uma crítica generalizada aos treinadores estrangeiros que optam por trabalhar na Turquia, alegando que nenhum deles tem sucesso no futebol do país e vivem “subestimando” a realidade local.

“As equipes turcas têm tido bons jogos. O Fenerbahçe, por exemplo, podia ter vencido a eliminatória contra o Sevilla (na Liga Europa) e depois eles acabaram conquistando a Liga Europa. Os treinadores estrangeiros têm sempre subestimado o nosso campeonato. E nenhum deles tem sucesso. Os treinadores turcos venceram os últimos 16 campeonatos. Temos de dar valor aos nossos técnicos. Isto é também um dos males do futebol turco”, concluiu.

Em fim de contrato com o Fenerbahçe, Jorge Jesus não permanecerá na Turquia na próxima temporada.

*Com agências

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)