Ouvindo...

Governo espanhol condena dirigente por beijar jogadora

Ministro da Cultura e do Esporte do país, Miquel Iceta, classificou a atitude como ‘inaceitável’ e que todas as jogadoras ‘merecem respeito’

Ministro da Cultura e do Esporte condenou ação do presidente

O beijo que Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), deu na jogadora Jennifer Hermoso, da Espanha, durante a premiação da Copa do Mundo Feminina neste domingo (20), foi condenado pelo Governo espanhol.

Ao programa ‘Las Mañanas de RNE”, da Rádio Nacional Espanhola, o Ministro da Cultura e do Esporte do país, Miquel Iceta, classificou a atitude como “inaceitável” e que todas as jogadoras “merecem respeito”.

“A primeira coisa que deve ser feita é se explicar e pedir desculpas. Isso é lógico e razoável. Nós que temos responsabilidades públicas temos que ter muito cuidado porque estamos passando um recado para a sociedade e o recado é: igualdade de direitos é respeito. Qualquer circunstância que possa ser interpretada em termos de prevalência deve ser evitada”, disse o ministro.

Ele pediu explicações ao presidente da RFEF e solicitou que ele se desculpe pela situação.

Entenda o caso

Durante a premiação da Copa do Mundo Feminina, vencida pela Espanha neste domingo (20), o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales deu um beijo na boca da meia-atacante Jennifer Hermoso.

Após receber a medalha, Jenni Hermoso seguiu cumprimentando as autoridades, até chegar em Rubiales. O presidente e a jogadora se abraçaram primeiramente, e o dirigente falou algo com a meia.

Na sequência, ele segurou a cabeça da jogadora e deu o beijo na boca. A atleta terminou de cumprimentar Rubiales e seguiu para a festa com o troféu de campeã mundial.

Em live no Instagram, a jogadora afirmou que não gostou da situação, mas não tinha o que fazer. Ela é a maior artilheira da história da Seleção Espanhola com 51 gols.

Espanha campeã

A lateral-esquerda Olga Carmona fez o gol da vitória da Fúria. Aos 29 minutos do primeiro tempo, ela recebeu passe da atacante Mariona Caldentey e finalizou cruzado de dentro da área. A goleira inglesa Mary Earps não conseguiu fazer a defesa e viu a bola morrer no fundo das redes.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.