Ouvindo...

Espanha vence Inglaterra e conquista a Copa do Mundo Feminina

Com título na Austrália, espanholas se sagraram campeãs mundiais pela primeira vez

Capitã da Espanha, Olga Carmona fez o gol do título mundial para a Espanha

O futebol feminino tem uma nova dona: a Espanha. Neste domingo (20), as espanholas venceram a Inglaterra por 1 a 0 na final da Copa do Mundo Feminina, no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, e conquistaram pela primeira vez o Mundial.

A lateral-esquerda Olga Carmona fez o gol da vitória da Fúria. Aos 29 minutos do primeiro tempo, ela recebeu passe da atacante Mariona Caldentey e finalizou cruzado de dentro da área. A goleira inglesa Mary Earps não conseguiu fazer a defesa e viu a bola morrer no fundo das redes.

A Espanha ainda teve um pênalti na partida, aos 24 minutos do segundo tempo, após toque de bola na mão da defesa inglesa. Contudo, a meia Jennifer Hermoso perdeu a cobrança, defendida por Earps.

A Espanha terminou o jogo com 57,2% da posse de bola, contra 42,8% da Inglaterra, e finalizou 13 vezes (cinco no gol) contra oito das inglesas (três chutes certos). As duas equipes acertaram a trave uma vez.

Espanha na Copa

A Espanha caiu no Grupo C da Copa, ao lado de Japão, Zâmbia e Costa Rica, e avançou na segunda posição. A Fúria eliminou Suíça, Holanda e Suécia até chegar à final.

Histórico

A Seleção Espanhola se junta a outras quatro com o título da Copa do Mundo Feminina: Estados Unidos, Alemanha, Japão e Noruega. Os EUA são os maiores vencedores da Copa Feminina, com quatro conquistas: em 1991, 1999, 2015 e 2019.

Espanha 1 x 0 Inglaterra

Espanha

Cata Coll Lluch; Ona Batlle, Irene Paredes, Laia Codina (Ivana Andrés, aos 28' do 2ºT) e Olga Carmona; Aitana Bonmatí, Teresa Abelleira e Jennifer Hermoso; Alba Redondo (Oihane Hernández, aos 15' do 2ºT), Salma Paralluelo e Mariona Caldentey (Alexia Putellas, aos 45' do 2ºT). Técnico: Jorge Vilda.

Inglatetta

Mary Earps; Jess Carter, Millie Bright e Alex Greenwood; Lucy Bronze, Georgia Stanway, Keira Walsh e Rachel Daly (Chloe Kelly, no intervalo); Ella Toone (Bethany England, aos 42' do 2ºT), Alessia Russo (Lauren James, no intervalo) e Lauren Hemp. Técnica: Sarina Wiegman.

Gol

Olga Carmona (29' do 1ºT), da Espanha

Cartões amarelos

Salma Paralluelo (33' do 2ºT), da Espanha; e Lauren Hemp (10' do 2ºT), da Inglaterra

Data e horário: 20 de agosto de 2023 (domingo), às 7h (de Brasília)

Local: Estádio Olímpico de Sydney, em Sydney-AUS

Motivo: final da Copa do Mundo Feminina

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.