Quase quatro meses separam
São 119 dias de um jogo para o outro, e 16 mudanças nas equipes - nove no Inter e sete no Grêmio. Neste período, além de um pós-enchente e o retorno à capital gaúcha, as equipes enfrentaram janela de transferências e mudanças de comando técnico.
O GreNal do primeiro turno, em junho, disputado no Couto Pereira, em Curitiba, terminou com uma vitória colorada por 1 a 0, com gol de Vitão.
Mudanças no Colorado
No primeiro clássico pela competição nacional, o Inter ainda era comandado por Eduardo Coudet. Ao todo, no Colorado, são nove mudanças, a começar pelo próprio treinador. Hoje, Roger Machado ocupa o cargo.
No gol, o reserva Fabrício foi titular em junho. Agora, o Inter terá Rochet. No primeiro turno, o arqueiro estava na disputa da Copa América com o Uruguai.
Na lateral direita, Bustos era o titular. No duelo deste sábado, Bruno Gomes assumirá a função. O jogador argentino foi vendido para o River Plate, e o volante, contratado no início de 2024, vive seu melhor momento no Inter atuando como lateral.
Na zaga, Fernando era improvisado como zagueiro, e hoje o uruguaio Rogel ocupa o posto. Na lateral esquerda, Renê era utilizado. Hoje, Bernabei ocupa a posição.
No meio-campo, Thiago Maia e Bruno Henrique começaram o jogo, em junho. Para o confronto do segundo turno, o ex-Flamengo cumpre suspensão, e será substituído pelo próprio Bruno Henrique. Já Fernando é o primeiro volante do Inter.
Ao lado de Alan Patrick, Gabriel Carvalho é o titular. No jogo do primeiro turno, a vaga era ocupada por Wesley. O atacante segue no ataque, mas agora na vaga de Wanderson.
Como centroavante, Rafael Borré ocupa o posto, que teve Alario como titular em Curitiba.
Veja as diferenças na escalação do Inter:
Time do GreNal 442:
Fabrício; Bustos, Vitão, Fernando e Renê; Thiago Maia, Bruno Henrique (Aránguiz); Wesley, Alan Patrick (Mercado) e Wanderson (Igor Gomes); Lucas Alario (Lucca, depois Gustavo Prado). Técnico: Eduardo Coudet.
Provável time do GreNal 443:
Rochet; Bruno Gomes, Rogel, Vitão, Bernabei; Fernando, Bruno Henrique; Gabriel Carvalho, Alan Patrick, Wesley; Borré. Técnico: Roger Machado.
Mudanças no Tricolor
A derrota no clássico em junho estacionou o Tricolor na zona de rebaixamento do Brasileirão. Atualmente, apesar de ainda pressionado pela má fase, o Grêmio está fora do Z4 - é o 11º lugar na tabela.
Em campo, são sete mudanças, a começar pela zaga, que no primeiro turno teve Geromel e Gustavo Martins como titulares. Hoje lesionado, o jovem zagueiro é baixa, e o experiente capitão não tem começado os jogos. Assim, a tendência é que Kannemann e Jemerson iniciem a partida no sábado (19).
Na lateral esquerda, Reinaldo, que foi titular em junho, cumpre suspensão nesta rodada, e será substituído por Mayk. No meio-campo, Carballo foi o segundo volante em junho.
No lugar de Pavón, que se recupera de lesão, Edenilson se firmou no meio-campo. Como ponta, a vaga que era
O posto de centroavante no GreNal 442 era do contestado Galdino. Hoje, o comando do ataque é de Braithwaite, um dos artilheiros do Grêmio no Brasileiro, com cinco gols.
Veja as diferenças na escalação do Grêmio:
Time do GreNal 442:
Marchesín; João Pedro (Fábio), Geromel, Gustavo Martins e Reinaldo; Dodi (Ely), Carballo (Edenilson); Pavón, Cristaldo (Nathan Fernandes)e Gustavo Nunes; Galdino (João Pedro Galvão). Técnico: Renato Portaluppi.
Provável time do GreNal 443:
Marchesín; João Pedro, Jemerson, Kannemann, Mayk; Dodi, Villasanti; Edenilson, Cristaldo, Aravena; Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.