A rivalidade entre Grêmio e Internacional está ainda mais acirrada em 2023 por conta do desempenho do principal jogador de cada clube. Contratados para este ano, os atacantes Luis Suárez e Enner Valencia assumiram o protagonismo na dupla Grenal e ajudam Tricolores e Colorados a alçar voos mais altos na temporada.
Tendo em vista que Suárez já começou o ano com o Grêmio e Valencia chegou ao Inter apenas em junho, ambos podem ser comparados no recorte da Série A do Campeonato Brasileiro e das Copas do Brasil e Libertadores. Nesse cenário, ambos precisam de menos de dois jogos para participar de um gol.
Jogando a Série A e a Copa do Brasil pelo Grêmio, Suárez acumula oito gols e oito assistências em 25 partidas. Em média, ele precisa de 135 minutos para participa de um gol do time (cerca de um jogo e meio). Do outro lado do clássico, Valencia entrou em campo pelo Inter na Série A e na Libertadores, com quatro gols e uma assistência em 13 jogos. Em média, ele contribui com um gol da equipe a cada 169 minutos desde que chegou (pouco mais de um jogo e meio).
Muito por conta do desempenho do uruguaio e do equatoriano, Grêmio e Inter já conseguiram campanhas importantes neste ano. Com Suárez, o Grêmio chegou na semifinal da Copa do Brasil (na qual foi eliminado pelo Flamengo) e está em 3º no Brasileirão.
Já o Inter, com Valencia, voltou à semifinal da Libertadores pela primeira vez desde 2015. O atacante marcou todos os quatro gols pelo Colorado na competição continental.
Suárez x Valencia em 2023 (sem o Campeonato Gaúcho)
Luis Suárez - Série A e Copa do Brasil
25 jogos
8 gols e 8 assistências em 2.173 minutos
135 minutos para participar de um gol do Grêmio, marcando ou assistindo
Enner Valencia - Série A e Copa Libertadores
13 jogos
4 gols e 1 assistência em 846 minutos
169 minutos para participar de um gol do Inter, marcando ou assistindo