A Arena das Dunas, em Natal, se tornou o primeiro estádio do Nordeste a contar com um camarote personalizado para pessoas do espectro autista. A inauguração foi no último dia 9, durante a partida entre
Projetado para ser um ambiente relaxante e adaptado às necessidades específicas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o camarote sensorial recebeu dez crianças autistas acompanhadas por seus familiares.
A iniciativa também contou com a presença de profissionais especializados, preparados para prestar suporte e garantir a segurança e o bem-estar dos presentes. O espaço, localizado no camarote C12, foi totalmente repaginado com a consultoria do Núcleo Desenvolve, organização que atua com foco na inclusão de pessoas com TEA.
O projeto buscou informações técnicas e científicas de especialistas na área, a fim de criar um ambiente acolhedor e acessível para crianças, adolescentes e adultos autistas, bem como seus acompanhantes.
Além de oferecer conforto e segurança, a iniciativa tem como um de seus principais objetivos ampliar a conscientização da população sobre a importância da inclusão de pessoas autistas em diversos espaços sociais, incluindo arenas esportivas.
O camarote sensorial passará a operar de forma permanente e estará disponível em todos os eventos realizados na Arena das Dunas. Para Anderson Nunes, Head de Negócios da Casa de Apostas, empresa detentora dos naming rights do estádio, o projeto é motivo de orgulho.
“A abertura deste espaço é um marco. Representa um passo importante em questões fundamentais da nossa sociedade, que são a inclusão e acessibilidade às arenas. É motivo de orgulho para nós e para nossa marca ver serem promovidas experiências positivas e respeitosas para absolutamente todos os públicos”, destacou.
Com a novidade, a Arena das Dunas se posiciona como referência em acessibilidade e inclusão, contribuindo para que mais pessoas com TEA possam vivenciar experiências esportivas e culturais em um ambiente adaptado às suas necessidades.