De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), Robinho iniciou um curso de finanças do (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), na Penitenciária II de Tremembé. O
Robinho também faz parte do PET (Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania), programa oferecido pela Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel).
Participações em cursos são recursos usados em estratégias de diminuição de penas, como previsto em lei federal. A cada 12 horas de aula, o preso poderá abater um dia de sua pena.
Condenado a 9 anos de prisão por estupro
Ídolo do Santos com passagens por Seleção Brasileira, Atlético, Real Madrid, Manchester City e Milan, Robinho recebeu uma sentença de 9 anos de prisão por participação no estupro coletivo de uma mulher de 23 anos. O crime ocorreu em uma boate italiana em 2013. Na época, Robinho atuava pelo Milan.
O jogador brasileiro foi condenado em todas as instâncias da justiça italiana, e o Ministério Público de Milão recorreu ao Brasil, no ano retrasado, pedindo ao país a extradição imediata de Robinho. Entretanto, a legislação brasileira não permite a extradição de cidadãos aqui nascidos para cumprimento de pena em outros países.
Assim, diante da recusa, a Itália pediu que ele cumpra a sentença em território brasileiro. O pedido foi aprovado pelo STJ, por 9 votos a 2.