Ouvindo...

Saiba onde estão os jogadores do Brasil que enfrentaram a Croácia pela última vez na Copa do Mundo

Em 2014, na Copa do Mundo do Brasil, a Seleção Brasileira estreou contra os croatas, e mesmo com susto, começou a campanha com vitória

Brasil venceu a Croácia por 3 a 1 na estreia da Copa de 2014

Na sexta-feira (9), Brasil e Croácia fazem uma das quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Esse será o terceiro encontro entre as seleções, incluindo apenas os mundiais. Nos outros dois jogos, duas vitórias brasileiras sobre os europeus.

Na Copa de 2006, na Alemanha, as equipes se encontraram na primeira partida do grupo. Com gol de Kaká, o Brasil venceu por 1 a 0. Já em 2014, as seleções fizeram o primeiro jogo do mundial, e mais uma vez, vitória brasileira. Marcelo marcou contra, mas Neymar (duas vezes) e Oscar garantiram o triunfo da equipe então comandada por Felipão.

Nesse último jogo, o Brasil foi a campo com: Julio Cesar; Daniel Alvez, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho, Luiz Gustavo e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Do banco de reservas, vieram ainda Ramires, Hernanes e Bernard.

Veja como estão os jogadores que participaram daquela partida, a primeira da Copa do Mundo do Brasil:

Júlio Cesar: à época, era goleiro do Toronto FC, clube canadense que disputa a Major League Soccer, dos Estados Unidos. Ele se aposentou no Flamengo, clube que o formou, em 2018.

Daniel Alves: o lateral era uma das referências na posição em todo o futebol mundial, e defendia o Barcelona, que ainda vivia grande fase em todas as competições. Atualmente, Daniel Alves é jogador do Pumas, do México, e foi convocado por Tite para a Copa do Mundo do Catar - ja participou de dois jogos.

Thiago Silva: o zagueiro também era referência mundial em 2014, quando jogava pelo PSG, da França. Mais expediente, Thiago agora defende o Chelsea, da Inglaterra, sendo nome de confiança tanto no clube como na Seleção Brasileira. Aos 38 anos, é o capitão brasileiro na busca pelo hexa em 2022.

David Luiz: sempre alvo de diversos questionamentos, David Luiz era companheiro de Thiago Silva no PSG em 2014. Apesar de ter feito um gol naquela Copa, saiu como um dos vilões após a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, ele deixou de servir a seleção com frequência, e não veste a amarelinha desde 2017.

Marcelo: experiente lateral, Marcelo era pilar do poderoso Real Madrid em 2014. Ele fez o gol contra que inaugurou aquela Copa, mas acabou se recuperando no mesmo torneio. Atualmente, defende o Olympiacos, da Grécia.

Paulinho: após grande destaque no Corinthians, o meia foi negociado com o Tottenham, da Inglaterra, e naquela época, era figura frequente na Seleção. Sem grandes passagens depois disso, ele voltou ao Timão este ano.

Luiz Gustavo: o meia era jogador do Wolfsburg, da Alemanha, e nome de confiança do técnico Felipão. Com pouco destaque pela Seleção Brasileira, ele atualmente joga pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Hulk: jogador característico, e marcado pelo bom uso da perna esquerda, o então jogador do Zenit não fez grande Copa do Mundo em 2014. Também marcado na eliminação para a Alemanha, ele não voltou com grande frequência às convocações. Em 2021, voltou para o Brasil, onde se tornou ídolo e multicampeão com o Atlético.

Oscar: ainda no status de promessa, Oscar era um nome cotado para ser destaque em 2014, como jogador do Chelsea. Após deixar o clube inglês, foi para o Shanghai Port, da China, onde segue em atividade.

Neymar: craque e camisa 10 da seleção, Neymar era recém-chegado ao Barcelona, onde construiu grande história no futebol. Ele se machucou nas quartas de final, e não jogou mais o torneio. Em 2022, ainda com a camisa 10, o agora jogador do PSG é a grande esperança do Brasil na Copa do Mundo.

Fred: principal nome do ataque brasileiro, Fred chegou ao mundial como jogador do Fluminense, e status de artilheiro. A fama não se aplicou na Copa, e ele foi deixado de lado nas convocações futuras, e se aposentou no tricolor carioca este ano.

Ramires: reserva no time de 2014, Ramires era jogador do Chelsea, e foi muito usado naquele mundial, apesar de não ter feito tanta diferença. O último clube do meia foi o Palmeiras, e se aposentou em 2022.

Hernanes: em 2014, Hernanes era um dos grandes meio campistas do futebol italiano, atuando pela Lazio. Discreto na Copa, ele seguiu na Itália por algum tempo, antes de ir ao futebol chinês e depois voltar ao Brasil. Hernanes se aposentou no Sport, em 2021.

Bernard: a “alegria nas pernas”, como chamado pelo técnico Felipão, Bernard era uma peça de confiança do treinador, e aposta como jogador jovem que poderia fazer a diferença. Então atleta do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ele não correspondeu a essa expectativa. Atualmente, joga no Panathinaikos, da Grécia.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.