O Brasil vacilou no último quarto e perdeu para os Estados Unidos por 92 a 84 neste domingo (6) na
A Seleção Brasileira contou com reforços de peso das pivôs Kamilla Cardoso e Damiris Dantas para disputa da AmeriCup W. As jogadoras desfalcaram suas equipes na WNBA (Chicago Sky e Indiana Fever), mas não conseguiram dar a vitória ao Brasil na Copa América.
Os EUA, por outro lado, disputaram a competição com uma equipe formada por jogadoras universitárias, já que a WNBA não parou para o torneio no Chile. O Brasil foi ao intervalo vencendo por 47 a 45, mas vacilou no último quarto, quando viu as estadunidenses serem efetivas no ataque e sólidas na defesa.
A armadora Mikayla Blakes, da Universidade de Vanderbilt, foi a destaque dos EUA, com 27 pontos. No Brasil, a armadora Bella Nascimento, da Universidade de William & Mary, se juntou ao trio das atletas da NBA Feminina como destaque.
Damiris fez 35 pontos, com 19 de Kamilla e mais 24 de Bella. O Brasil, agora com a técnica estadunidense Pokey Chatman, não disputa o Mundial desde a edição de 2014 - ficou de fora de 2018 e 2022.
A Copa do Mundo de 2026 será disputada em Berlim, de 4 a 13 de setembro. A anfitriã Alemanha, a Bélgica, atual campeã europeia, e os EUA são as únicas classificadas até então. A competição terá 16 seleções.