Ouvindo...

Brasil vacila, perde para os EUA na final da AmeriCup e ‘adia vaga’ no Mundial

Brasil viu EUA garantirem vaga na Copa do Mundo com título da Copa América de Basquete

Joyce Edwards, dos EUA, em lance contra Kamilla Cardoso, do Brasil, na Copa América Feminina de 2025

O Brasil vacilou no último quarto e perdeu para os Estados Unidos por 92 a 84 neste domingo (6) na final da Copa América Feminina, em Santiago, no Chile. Com o resultado, os EUA garantiram vaga na próxima Copa do Mundo, enquanto a Seleção precisará disputar torneios Pré-Mundial, em fevereiro de 2026.

A Seleção Brasileira contou com reforços de peso das pivôs Kamilla Cardoso e Damiris Dantas para disputa da AmeriCup W. As jogadoras desfalcaram suas equipes na WNBA (Chicago Sky e Indiana Fever), mas não conseguiram dar a vitória ao Brasil na Copa América.

Os EUA, por outro lado, disputaram a competição com uma equipe formada por jogadoras universitárias, já que a WNBA não parou para o torneio no Chile. O Brasil foi ao intervalo vencendo por 47 a 45, mas vacilou no último quarto, quando viu as estadunidenses serem efetivas no ataque e sólidas na defesa.

Leia também

A armadora Mikayla Blakes, da Universidade de Vanderbilt, foi a destaque dos EUA, com 27 pontos. No Brasil, a armadora Bella Nascimento, da Universidade de William & Mary, se juntou ao trio das atletas da NBA Feminina como destaque.

Damiris fez 35 pontos, com 19 de Kamilla e mais 24 de Bella. O Brasil, agora com a técnica estadunidense Pokey Chatman, não disputa o Mundial desde a edição de 2014 - ficou de fora de 2018 e 2022.

A Copa do Mundo de 2026 será disputada em Berlim, de 4 a 13 de setembro. A anfitriã Alemanha, a Bélgica, atual campeã europeia, e os EUA são as únicas classificadas até então. A competição terá 16 seleções.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.