Ouvindo...

Com Cruzeiro, Liga Ouro de basquete volta a ser disputada após cinco anos

Torneio contará também com Osasco, Pinheiros B, Vitória, Liga Sorocabana e Minas B

Logo da Liga Ouro de 2025

Começará neste domingo (16) a edição de 2025 da Liga Ouro. A competição, que nasceu como divisão de acesso ao NBB, será disputada depois de cinco anos. Osasco, Cruzeiro, Pinheiros B, Vitória, Liga Sorocabana e Minas B estão na disputa.

O primeiro jogo da competição será às 11h (de Brasília), entre Liga Sorocabana e Cruzeiro, em Sorocaba, São Paulo. O jogo terá transmissão em Disney+, YouTube NBB CAIXA e Basquet Pass.

Os seis times da Liga Ouro se enfrentarão em turno e returno. Líder e vice-líder da primeira fase avançarão diretamente às semifinais, enquanto os demais se enfrentarão em playoffs para a semi em melhor de três.

As semis também serão em melhor de três. Já a grande série feinal vai ser decidida em melhor de cinco partidas.

Leia também

Segundo a Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora de NBB e LNB, “a equipe campeã tem direito a pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2025/26, desde que atenda aos requisitos estabelecidos pela LNB. Caso não consiga apresentar todos os comprovantes necessários, o segundo colocado ganha prioridade e assim por diante”.

“Pinheiros e Minas Tênis Clube, que já participam do NBB CAIXA, não podem subir, mesmo se forem campeões. Desta forma, o time seguinte na classificação final da Liga Ouro herdará essa possibilidade”, completou a LNB.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.