Ouvindo...

CBB anuncia nova técnica da Seleção Brasileira Feminina de Basquete

Estadunidense Dana ‘Pokey’ Chatman foi a escolhida para assumir a Seleção

Pokey Chatman é auxiliar do Seattle Storm e nova técnica da Seleção Brasileira Feminina de Basquete

A Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) anunciou, nesta quarta-feira (11), a contratação da estadunidense Dana ‘Pokey’ Chatman, como nova treinadora da Seleção Brasileira Feminina. Ela assumirá o lugar de Bruna Rodrigues, que desde a saída de José Neto, em junho de 2024, era a interina.

“Pokey Chatman é a nova técnica da Seleção Brasileira feminina de basquete. A americana de 55 anos, com 14 anos ininterruptos na WNBA, chega para assumir a frente do projeto de renovação do Brasil, que busca também uma vaga na Olimpíada de Los Angeles 2028. Pokey terá como assistentes Léo Figueiró e Bruna Rodrigues”, divulgou a CBB.

Pokey Chatman estava como consultora técnica da CBB desde julho de 2024 e atua também como assistente do Seattle Storm, da WNBA. O último trabalho como treinadora principal foi de 2016 a 2019, no Indiana Fever, também na NBA Feminina.

“Estou honrada por ter sido escolhida para liderar a Seleção Brasileira durante este próximo ciclo olímpico. Começaremos a trabalhar imediatamente em nosso processo de retorno ao cenário mundial do basquete feminino”, afirmou Pokey.

Leia também

A Seleção Brasileira agora busca um bom desempenho no próximo compromisso: a Copa América Feminina de 2025. O torneio em Santiago, no Chile, será disputado de 28 de junho a 6 de julho.

O Brasil é o atual campeão da AmeriCup, que dará seis vagas para a Copa do Mundo Feminina, de 4 a 13 de setembro de 2026, em Berlim, na Alemanha.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.