Ouvindo...

Sorteio define adversários do Brasil no Pré-Olímpico de basquete; veja grupos

Restam quatro vagas em disputa para Paris 2024

Estão definidos os adversários do Brasil no torneio Pré-Olímpico de Basquete Masculino, que será realizado entre os dias 2 e 7 de julho de 2024. O time nacional caiu na chave que será disputada na em Riga, na Letônia. Além dos donos casa, a equipe comandada por Gustavo De Conti disputará a única vaga com Montenegro, Geórgia, Filipinas e Camarões.

As seis equipes de cada chave estão separados em dois grupos com três times. Os dois primeiros avançam para as semifinais. Apenas o campeão consegue se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris.

Para conseguir a vaga olímpica, o Brasil provavelmente terá que que superar a Letônia, algoz da última Copa do Mundo. Oito times já estão garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris: França, Sudão do Sul, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália Alemanha e Sérvia.

A Seleção Brasileira de Basquete não disputa uma edição de Jogos Olímpicos desde 2016, no Rio de Janeiro. Para Tóquio, o time nacional foi derrotado pela Alemanha na final do Pré-Olímpico.

Torneio Pré-Olímpico sede Letônia

Grupo A

  • Letônia

  • Geórgia

  • Filipinas

Grupo B

  • Brasil

  • Montenegro

  • Camarões

Data e modo de disputa

Conforme o calendário oficial da Federação Internacional de Basquete (FIBA), o Pré-Olímpico masculino será disputado entre os dias 2 a 7 de julho. A disputa terá quatro grupos de seis times, com o campeão de cada chave garantindo vaga em Paris-2024.

Torneio Pré-Olímpico sede Espanha

Grupo A

  • Líbano

  • Angola

  • Espanha

Grupo B

  • Finlândia

  • Polônia

  • Bahamas

Torneio Pré-Olímpico sede Grécia

Grupo A

  • Eslovênia

  • Nova Zelândia

  • Croácia

Grupo B

  • Egito

  • Grécia

  • República Dominicana

Torneio Pré-Olímpico sede Porto Rico

Grupo A

  • México

  • Costa do Marfim

  • Lituânia

Grupo B

  • Itália

  • Porto Rico

  • Bahrein

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais