Shaquille O’Neal e LeBron James já foram companheiros de time na NBA, mas agora podem travar uma nova disputa fora das quadras de basquete. A liga estadunidense ainda não se decidiu, mas planeja criar um novo time em Las Vegas, que pode ter as duas lendas do esporte como principais candidatos a dono da equipe.
Prestes a começar a 20ª temporada como jogador profissional, LeBron James já pensa nos primeiros passos após a aposentadoria e já falou publicamente que quer ser dono de um time em Las Vegas. Nesta semana, O’Neal, que já está aposentado, também expressou a vontade de ter a própria franquia.
“Eu gostaria de ter meu próprio grupo. Eu sei que Las Vegas ainda não tem um time da NBA, mas se um dia chegar a este ponto, eu gostaria de fazer parte disso. Não quero ter parceria com ninguém. Quero tudo para mim” disse em entrevista ao “The Messenger”.
Apesar de serem de gerações diferentes, Shaq e LeBron jogaram juntos pelo Cleveland Cavaliers em 2009/10, quando chegaram à semifinal da Conferência Leste. Entre 2003 e 2011, por outro lado, eles foram rivais em diversos confrontos quando James defendia os Cavaliers e O’Neal passou por Lakers, Heat, Suns e Celtics.
Novos times na NBA
Já há algum tempo, a imprensa dos Estados Unidos afirma que a NBA planeja uma expansão ainda nesta década, com destaque para as cidades de Las Vegas e Seattle, grandes candidatas a receber novos times.
As expansões da liga têm o objetivo de aumentar a arrecadação, e recentemente, o assunto ganhou força por conta dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19. Para isso, os atuais donos dos times precisam concordar em dividir a futura receita da NBA em troca de um aporte financeiro imediato.
Toda expansão precisa ter um número par de times, de forma que a atual estrutura de disputa não seja alterada. A última expansão da NBA aconteceu em 2004, quando a liga cresceu para 30 times.