Ouvindo...

Jimmy Butler contesta chegada de Lillard ao Bucks e pede investigação da NBA

Armador é o novo reforço do Milwaukee Bucks, onde estará ao lado do astro Giannis Antetokounmpo; Butler acusa aliciamento

Butler contesta contratação de Lillard

Damian Lillard movimentou o mundo do basquete na última quarta-feira (27). O armador é o novo reforço do Milwaukee Bucks, onde estará ao lado do astro Giannis Antetokounmpo. No entanto, Jimmy Butler não ficou satisfeito com a situação e se manifestou em suas redes sociais.

O Ala do Miami Heat protestou em vídeo, pedindo que a NBA investigue os Bucks por aliciamento, o famoso tampering. Isso porque Lillard tinha o desejo de integrar o time de Miami, mas o negócio acabou não se concretizando.

“NBA, vocês têm que dar uma olhada nos Bucks por aliciamento. Vocês têm que fazer isso. Só vou jogar isso aqui. Vocês não ouviram de mim, mas eu ouvi de alguém”, afirmou em seu Instagram pessoal.

Damian Lillard, inclusive, já havia sido advertido pela liga por expressar, publicamente, o seu desejo de atuar pelo Miami Heat enquanto ainda defendia o Portland Trail Blazers. Apesar da declaração, Jimmy não deu detalhes de como os Bucks teriam coagido o jogador.

O que acontece em caso de aliciamento?

A NBA tem regras claras no que diz respeito ao aliciamento. Nela, afirma que membros das equipes não podem ter conversas com atletas de outras times com a intenção de fazer uma contratação. O Milwaukee Bucks já foi punido anteriormente, quanto firmou acordo com Bogdan Bogdanovic antes da janela de contratações ser aberta.

Diante desta postura, os Bucks perderam uma escolha de segunda rodada em 2022.

Veja detalhes da negociação

Após meses de negociação, o Portland Trail Blazers trocou o armador Damian Lillard para o Milwaukee Bucks. O negócio envolveu também o Phoenix Suns, que trocou o pivô Deandre Ayton para o Blazers.

As informações são do repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN norte-americana. O Blazers recebe outros dois jogadores (Jrue Holiday e Toumani Camara) e três escolhas de draft (1ª rodada em 2029, além de trocas por melhor posicionamento no recrutamento em 2028 e 2030).

O Phoenix Suns cedeu Ayton, um dos seus principais jogadores, mas ganhou em profundidade no elenco. O time receberá os armadores Grayson Allen, Nassir Little, Keon Johnson e o pivô Jusuf Nurkic. O Suns já tinha adquirido Bradley Beal em junho para jogar junto com Devin Booker e Kevin Durant.

Lillard formalizou o pedido de troca no início de julho. Os rumores sobre o armador sair da equipe que o selecionou em 2012 rondavam a liga desde a temporada passada.

O armador defendeu o Portland por 11 temporadas e foi aos playoffs em oito oportunidades. Lillard, de 33 anos, é o maior pontuador da história da franquia e o segundo que mais deu assistências. Na última temporada, Lillard anotou 32,2 pontos e 7,3 assistências por jogo.

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.