Um dos principais jogadores da NBA estará de casa nova para a temporada 2023/24. Após meses de negociação, o Portland Trail Blazers trocou o armador Damian Lillard para o Milwaukee Bucks. O negócio envolveu também o Phoenix Suns, que trocou o pivô Deandre Ayton para o Blazers.
As informações são do repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN norte-americana. O Blazers recebe outros dois jogadores (Jrue Holiday e Toumani Camara) e três escolhas de draft (1ª rodada em 2029, além de trocas por melhor posicionamento no recrutamento em 2028 e 2030).
O Phoenix Suns cedeu Ayton, um dos seus principais jogadores, mas ganhou em profundidade no elenco. O time receberá os armadores Grayson Allen, Nassir Little, Keon Johnson e o pivô Jusuf Nurkic. O Suns já tinha adquirido Bradley Beal em junho para jogar junto com Devin Booker e Kevin Durant.
Lillard formalizou o pedido de troca no início de julho. Os rumores sobre o armador sair da equipe que o selecionou em 2012 rondavam a liga desde a temporada passada.
O armador defendeu o Portland por 11 temporadas e foi aos playoffs em oito oportunidades. Lillard, de 33 anos, é o maior pontuador da história da franquia e o segundo que mais deu assistências. Na última temporada, Lillard anotou 32,2 pontos e 7,3 assistências por jogo.