A Alemanha surpreendeu os Estados Unidos na semifinal da Copa do Mundo de Basquete. Em jogo disputado na manhã desta sexta-feira (8), os alemães fizeram 113 a 111 diante dos americanos e estão na final do torneio.
O armador Andreas Obst, da Alemanha, foi o cestinha da partida com 25 pontos. O destaque nos Estados Unidos ficou por conta Anthony Edwards com 23 pontos.
A final do Mundial será 100% europeia. Em jogo realizado mais cedo nessa sexta, a Sérvia bateu o Canadá por 95 a 88.
A grande final entre Alemanha e Sérvia será disputada no próximo domingo (10), às 9h40 (de Brasília). O jogo será na Mall Of Asia Arena, nas Filipinas.
A decisão pelo terceiro lugar também será no domingo. Às 5h40, o confronto pela medalha de bronze coloca frente a frente Estados Unidos e Canadá.
O jogo
A partida começou com bastante equilíbrio. Os ataques se sobressaíram e o jogo teve alta pontuação logo no primeiro quarto com ligeira vantagem para os alemães: 33 a 31.
Na segunda parcial, a tônica do jogo não foi diferente. Os Estados Unidos conseguiram retomar um pouco o controle da partida e finalizou o segundo quarto na liderança por 60 a 59.
O terceiro quarto destoou com a Alemanha conseguindo impor uma superioridade. O aproveitamento dos norte-americanos caíram e os europeus aproveitaram. No fim, vantagem para os alemães na parcial por 35 a 24 e no jogo por 94 a 84.
Os americanos entraram no último quarto com a corda no pescoço. Dez pontos atrás do placar, era preciso ajustar a marcação e melhorar o aproveitamento ofensivo.
Com vantagem no placar, a Alemanha tentou controlar a partida. Os americanos conseguiram melhorar o ritmo ofensivo e chegaram a encostar no placar, diminuindo a vantagem para três pontos. No entanto, não foi suficiente e a Alemanha carimbou a vaga para a final.