Ouvindo...

Basquete: Caixa Econômica Federal voltará a ser patrocinadora do NBB

Estatal vai voltar a patrocinar o campeonato, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), depois de três anos

Franca e São Paulo decidiram o título da última edição do NBB, com vitória francana

Depois de três temporadas fora do Novo Basquete Brasil (NBB), a Caixa Econômica Federal voltará a patrocinar o campeonato, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB). O novo contrato, que será anunciado em evento em São Paulo nesta quinta-feira (24), será de três anos.

O NBB contou com a Caixa como patrocinadora master entre 2016 e 2020. Com o novo contrato, a estatal voltará ao posto de principal parceiro do torneio, considerado a elite do basquete brasileiro.

Além do NBB, no evento desta quinta, a Caixa vai oficializar os patrocínios à Confederação Brasileira de Atletismo e ao Comitê Paralímpico Brasileiro. Maria Rita Serrano, presidente da estatal, estará na cerimônia para a assinatura dos novos contratos e deve detalhar os vínculos.

A temporada 2023/2024 do NBB começará em 21 de outubro. Ao todo, 19 equipes vão disputar o campeonato: Bauru, Botafogo, Brasília, Caxias do Sul, Cerrado, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Franca, Minas, Mogi, Pato, Paulistano, Pinheiros, São José dos Campos, São Paulo, União Corinthians, Unifacisa e Vasco da Gama.

LNB x CBB

A temporada 2023/2024 do basquete nacional vive incertezas. O desentendimento entre LNB e Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a partir da retirada da chancela da CBB para realização do NBB, é o principal motivo das dúvidas.

A CBB apresentou um novo campeonato nacional, o que desagradou a atual gestão do NBB. Até então, a CBB organizava um Campeonato Brasileiro que era considerado uma espécie de “acesso” para o próximo NBB, caso o campeão ou outras equipes conseguissem arcar com os custos e se inscreverem - o Cruzeiro venceu o Brasileiro deste ano.

Com a retirada da chancela, por exemplo, as equipes do NBB podem ficar de fora de competições internacionais, entre outras sanções.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.