Campeã olímpica no basquete masculino em 2004, em Atenas, na Grécia, a Argentina vai comemorar os 20 anos da conquista sem ter a chance de repetir o feito histórico. Nesse domingo (20), o time argentino foi derrotado por Bahamas por 82 a 75, em Santiago del Estero, e não tem mais chances de disputar a Olimpíada de Paris, na França, em 2024.
A fortalecida Seleção Bahamense contou com o “big 3” formado por Buddy Hield, Eric Gordon e Deandre Ayton para vencer a final do torneio qualificatório para o Pré-Olímpico do ano que vem. Os três jogadores, que lideraram Bahamas, somaram 52 pontos e conquistaram a vaga para a próxima classificatória.
Argentina e Bahamas disputaram o qualificatório pois ficaram de fora da
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o pódio foi formado por Estados Unidos (ouro), França (prata) e Austrália (bronze). Já no Mundial de 2019, na China, a Espanha foi campeã, com a Argentina sendo vice.
“Geração dourada”
O feito da Argentina em 2004 marcou toda a equipe, conhecida como “geração dourada” - que foi bronze em Pequim-2008 e semifinalista do Mundial de 2006, no Japão. Em Atenas, liderada pelo ala Manu Ginóbili, a Argentina venceu os Estados Unidos na semifinal e, na decisão do ouro, bateu a Itália.