Ouvindo...

Heat vence os Celtics e volta à final da NBA após três anos

Time de Miami abriu 3 a 0 na decisão da conferência, cedeu empate aos Celtics, mas avançou no último jogo do confronto

Heat venceu os Celtics e foi à final da NBA

Está definida a grande final da temporada 2022/23 da NBA. Na noite desta segunda-feira (29), o Miami Heat foi a Boston e venceu os Celtics por 103 a 84. Esse foi o último dos sete jogos entre as equipes na final da Conferência Leste.

Apesar da melhor campanha do Boston Celtics, que inclusive teve direito ao mando de quadra em quatro dos setes jogos, quem começou melhor na série foi o Heat, com três vitórias seguidas. Quando todos pensavam que a equipe de Miami faria uma “varrida”, Boston venceu os três jogos seguintes e empatou a série e levou a decisão para o jogo sete.

Mesmo jogando em casa, os Celtics não conseguiram segurar grandes atuações do ala Jimmy Butler e do ala-pivô Caleb Martin - juntos, eles anotaram mais de 50 pontos para Miami. Do lado de Boston, o ala Jaylen Brown teve o melhor desempenho, mas anotou apenas 19 pontos.

Essa será a primeira final de NBA do Miami Heat após três anos. Em 2020, a equipe decidiu o campeonato contra o Los Angeles Lakers, que venceu por 4 a 2 na melhor de sete jogos.

Desta vez, o adversário será o Denver Nuggets, que chega à decisão pela primeira vez. O Heat, por outro lado, conta com alguma tradição em finais: das seis vezes em que chegou à decisão, foram três títulos - 2006, 2012 e 2013.

Heat e Nuggets começam a decisão da liga nesta quinta-feira (1º).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.