Clube gaúcho é alvo de operação policial por suspeita de manipulação de resultados

Mandado foi deflagrado nesse domingo (16), no interior do RS; Autoridades apuraram crimes de fraude, falsidade ideológica e associação criminosa envolvendo jogadores, treinadores e dirigentes

Busca e apreensão foi realizada no Estádio Municipal Doutor Silvio de Faria Correa e nas residências de profissionais ligados ao Esporte Clube São Gabriel

A Polícia Civil deflagrou, nesse domingo (16), a Operação Cartão Vermelho no município de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul. Um mandado de busca e apreensão contra o Esporte Clube São Gabriel foi expedido após apuração de crimes de fraude, falsidade ideológica e associação criminosa por meio da manipulação de resultados.

As autoridades também foram até as residências de jogadores, treinadores e dirigentes investigados. Medidas cautelares de prisão foram aplicadas, mediante ordem judicial, de alguns dos alvos.

A polícia foi até o Estádio Municipal Doutor Silvio de Faria Correa. Equipamentos como celulares e computadores foram apreendidos, tais como documentos de interesse das investigações.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro de Organizações Criminosas (DRLD-OC/DRACO/DEIC). O delegado Max Otto Ritter é o responsável pelo caso.

O mandado foi expedido após a partida do São Gabriel contra o São Paulo-RS, válida pela última rodada da primeira fase da Terceira Divisão do Gauchão. Outros jogos envolvendo a Copa FGF, na qual Internacional e Juventude participaram com o time sub-20, também estão sob investigação da Polícia Civil.

As suspeitas começaram por meio de denúncias nos canais de inteligência da Polícia Civil e por meio de notícia criminal encaminhada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), segundo o jornal Correio do Povo.

O ponto de partida da suspeita foi a goleada aplicado pelo Inter sobre o São Gabriel, por 7 a 0, pela Copa FGF, no dia 29 de outubro, em Alvorada. A manipulação do resultado ficou evidenciada pela denúncia prévia de que haveriam aproximadamente cinco gols no segundo tempo da partida. Não há evidências da participação do Colorado na manipulação.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...