Desde que a Série B do Campeonato Brasileiro passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, em 2006, nenhuma equipe que chegou à 25ª rodada da competição na liderança deixou de conquistar o acesso. Nem mesmo as equipes que alcançaram a ponta da tabela nesta altura da disputa com pontuação inferior à atual do Vitória. Equipe por mais vezes líder da Segundona 2023, o Leão tem mais agora mais esse trunfo estatístico a seu favor.
Siga os novos canais de esporte da Itatiaia:
A equipe comandada pelo técnico Léo Condé soma 48 pontos, seis à frente do Novorizontino, primeira equipe fora do G4, a zona de classificação à Série A. O Vitória esteve na liderança em 14 das 25 rodadas e em apenas duas delas ficou fora do grupo de acesso. Faz uma competição absolutamente estável.
Não à toa, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de acesso do Leão chegou nesta altura da Série B a 89,3%. Ainda segundo a mesma instituição, uma margem segura para o acesso é chegar aos 65 pontos, o que garantiria 98,776% de sucesso.
Para alcançar esta marca, o Vitória precisaria, então, somar mais 17 pontos em 13 jogos. Seria o equivalente a um aproveitamento de 43,5% dos pontos até a 38ª rodada. Muito abaixo dos 64% que detém o time de Léo Condé.
Ainda sobre o histórico oriundo do cenário posto pela 25ª rodada, das 17 competições no atual formato, em apenas quatro oportunidades o líder desta rodada não terminou como campeão (Sport, 2006; o próprio Vitória, 2011; Vasco, 2016; e Internacional, 2017).
Por fim, seis de 17 equipes que lideraram nesta rodada tinha pontuação inferior aos 48 pontos atuais do Leão e, ainda assim, chegaram ao acesso.
Na contagem regressiva pelo acesso, o Vitória volta a jogar na próxima sexta-feira (1º), quando receberá o Mirassol, às 19h15 (de Brasília), no Barradão. Vale ressaltar que a equipe rubro-negra é atualmente a dona do melhor aproveitamento (83,3%) como mandante na Série B e vem de uma sequência de seis triunfos seguidos diante da torcida.