O Vasco definiu seu principal alvo para ser o novo camisa 10 da equipe: o argentino Manuel Lanzini. O meia que já atuou no Fluminense, encerrou seu contrato com o West Ham-ING, após oito temporadas defendendo o clube inglês e está livre no mercado.
Lanzini, de 30 anos, vem sendo observado pela diretoria cruz-maltina desde janeiro. Ciente que o vínculo do jogador se encerraria no meio deste ano, o Vasco chegou a fazer contatos com representantes do jogador para entender a situação. O argentino se encaixa no perfil desejado.
Nas primeiras conversas, o Vasco ouviu que o camisa 10 não iria negociar enquanto não tivesse o parecer definitivo do West Ham. Nas últimas semanas, a equipe intensificou os contatos, uma vez que Lanzini já sabia que não ficaria no clube inglês.
Um dos trunfos do Vasco para contratar o argentino é o diretor-técnico Abel Braga. Em 2011 e 2012, na sua passagem pelo Fluminense, conquistando a Série A do Campeonato Brasileiro, o argentino foi treinado pelo atual dirigente, que deu boas recomendações.
O que pode pesar contra o Vasco é um interesse do River Plate-ARG, clube que o revelou. Lanzini vê com bons olhos o retorno para a América do Sul, em especial o clube de Buenos Aires. Entretanto, os cariocas pretendem oferecer uma proposta de contrato longo para o projeto.
A ideia vascaína é contratar o mais rápido possível um meia armador para vestir a camisa 10. Além dessa posição,
Lanzini iniciou a carreira no River Plate e teve uma passagem com 44 jogos e cinco gols pelo Fluminense. Em seguida, retornou ao clube argentino, passou pelo Al Jazira-EAU, até chegar a Londres, que ficou de 2015 até este ano.
Na Inglaterra, foram 226 jogos com 32 gols marcados e 24 assistências. Com a camisa do West Ham, Lanzini foi campeão da Uefa Conference League desta temporada.