Ouvindo...

Presidente da CBF confirma Ancelotti como técnico da seleção a partir de 2024

Técnico italiano do Real Madrid, da Espanha, comandará a Seleção Brasileira após a passagem pelo clube espanhol

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid e futuro treinador da Seleção Brasileira

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues confirmou nesta terça-feira (4) que o técnico italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, da Espanha, será o novo treinador da Seleção Brasileira a partir de 2024. O anúncio foi feito após Fernando Diniz ser confirmado pela entidade como interino até o europeu assumir o posto.

“Tem muitos treinadores bons no Brasil, e Diniz foi por conta de trabalho que entendi que era inovador, a partir do momento em que ele fez trabalho no Audax. Depois, passou por outros clubes tendo a mesma filosofia de jogo, sem ficar mudando. Sempre teve o mesmo método e gostei muito pela renovação que ele fez, das aplicações táticas”, iniciou.

“Então, é um treinador que realmente a proposta de jogo dele é quase parecida também com a do treinador que assumirá a partir da Copa América, o Ancelotti. Tem quase o mesmo tipo de proposta de jogo”, complementou Ednaldo Rodrigues.

Até a chegada de Ancelotti, após o fim do contrato do italiano com o Real em junho de 2024, a Seleção Brasileira será comandada por Diniz de forma interina. O treinador terá dupla função ao treinar Fluminense e seleção.

Após o técnico Tite deixar o comando técnico da Seleção Brasileira em dezembro de 2022, Ramon Menezes estava como interino à frente da equipe verde e amarela.

Carlo Ancelotti

Ex-jogador, Ancelotti, de 64 anos, iniciou a carreira como treinador em 1995, na Reggiana-ITA. Depois, ele treinou: Parma-ITA, Juventus-ITA, Milan-ITA, Chelsea-ING, Paris Saint-Germain-FRA, Real Madrid-ESP, Bayern de Munique-ALE, Napoli-ITA e Everton-ING. Será a primeira seleção que o treinador comandará.

Ancelotti conquistou diversos títulos ao longo da carreira, como: Uefa Champions League (2003, 2007, 2014 e 2022); Mundial de Clubes da Fifa (2007, 2014 e 2022); Supercopa da Uefa (2003, 2007, 2014 e 2022); Campeonato Inglês (2010); Campeonato Espanhol (2022); Campeonato Italiano (2004); Campeonato Alemão (2017); e Campeonato Francês (2013).

Veja os oito jogos que a seleção deve fazer com Diniz até chegada de Ancelotti:

Setembro de 2023 - Bolívia (casa) e Peru (fora) - Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Outubro de 2023 - Venezuela (casa) e Uruguai (fora) - Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Novembro de 2023 - Colômbia (fora) e Argentina (casa) - Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Março de 2024 - Espanha (Madri) e provavelmente Alemanha (local a ser definido) - amistosos

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.