Na noite desta terça-feira (23), Puerto Cabello e São Paulo se enfrentaram no pacato e pequeno Estádio Misael Delgado, na Venezuela, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O confronto foi moroso, lento, com pouca criatividade, mas vitória do Tricolor por 2 a 0, que deixa o time em situação confortável no Grupo D.
O primeiro gol da vitória foi anotado por Welington Rato, que encerrou seca de gols de falta do São Paulo - que durava desde setembro de 2021. No apagar das luzes, Luciano encontrou Alisson, que ampliou o placar para 2 a 0- e garantiu os três pontos do Tricolor.
Com o triunfo, o São Paulo vai ao topo da tabela, com dez pontos. Zerado no placar e em gols feitos, o Puerto Cabello se afundou na lanterna do Grupo D, virtualmente eliminado da Copa Sul-Americana.
Próximos compromissos
Agora, o Tricolor volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro onde tenta dar sequência à boa fase contra o Goiás, às 18h30 (de Brasília) deste sábado (27). Confronto é válido pela 8ª rodada.
Na próxima quinta-feira (1/6), o Tricolor recebe o Sport no Morumbi para garantir a classificação na Copa do Brasil. Venceu a ida por 2 a 0.
Jogo morno
São Paulo e Puerto Cabello entraram em campo no pacato Estádio Misael Delgado, com capacidade para aproximadamente 10 mil torcedores, e não animaram torcedor ou entusiasta do futebol nenhum por pelo menos 20 minutos. Com excesso de trocas de passes, foram os donos da casa que assustaram a primeira, mas de longe. Lugo aproveitou espaço e finalizou uma bomba na trave de fora da área. Ela já havia vencido Rafael, mas não abriu o placar.
Fim de seca
O São São Paulo não fazia gols de falta há mais de dois anos. 11 de novembro de 2021. Essa era a data do último gol de falta marcado pelo São Paulo. Na ocasião, o meia Benítez marcou um golaço contra o Fortaleza no empate por 1 a 1 pelo Brasileirão.
Welington Rato encerrou, então, com o gol sobre o Puerto Cabello, 558 dias de “seca”, sem gols de falta em cobrança direta. Aos 28, o meia bateu falta sem força, mas precisa, que o goleiro aceitou e abriu o placar para o Tricolor. 1 a 0.
Regulamento embaixo do braço
Dorival Júnior colocou os titulares em campo. Gabi Neves, Luciano, Calleri, todos entraram para, quem sabe, ampliar o placar do São Paulo contra o Puerto Cabello.
As mudanças, no entanto, não fizeram impacto no estado anímico do Tricolor. O jogo seguiu moroso, pouco criativo, e com a vitória parcial mantida com “regulamento embaixo do braço. Assim o jogo seguiu, sem chances reais, até o final da segunda etapa.
Lampejo final
Ao final, no apagar das luzes, aos 49 minutos do segundo tempo, o São Paulo pressionou e conseguiu marcar mais um. Luciano partiu pelo meio e encontrou Alisson na esquerda, que finalizou o placar com 2 a 0 para o Tricolor.
Puerto Cabello 0 x 2 São Paulo
Puerto Cabello
Romero; De La Hoz (Montero 32min 2ºT), Rivero, Peraza, Osio; Asprilla, Colina (Ylian, 17min 2ºT); Ayine (Cedeño, 11min 2ºT), Pérez, Lugo Ladera (Figueroa, 32min 2ºT), Guerrero Reyes; Hernández (Stephens, 17min 2ºT). Técnico: Stifano Garzone
São Paulo
Rafael; Raí Ramos, Diego Costa, Alan Franco, Patryck; Luan (Pablo Maia, 20min 2ºT), Michel Araújo, Rodriguinho (Alisson, 1min 2ºT), W. Rato (Calleri, 20min 2ºT); Marcos Paulo e Juan (Gabriel Neves, 38min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior
Motivo: Quarta rodada da fase de grupos da Sul-Americana
Data e horário: 23 de maio de 2023 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Misael Delgado, na Venezuela
Árbitro: Brayan Loyaza-EQU
Auxiliares: Ricardo Baren-EQU e Dennys Guerrero-EQU
Árbitro de vídeo: Roberto Sanchez-EQU
Gols: W. Rato (28min 1ºT); Alisson (49min 2ºT), do São Paulo
Cartões Amarelos: Pérez (29min 2ºT), do Puerto Cabello; Alan Franco (45min 1ºT); Marcos Paulo (3min 2ºT); Pablo Maia (23min 2ºT); Raí Ramos (34min 2ºT), do São Paulo
Cartões Vermelhos: -