Ex-jogador da Seleção Brasileira, Paulo Roberto Falcão foi denunciado por importunação sexual contra uma funcionária do apart hotel em que mora, em Santos, no litoral de São Paulo. A vítima registrou boletim de ocorrência (B.O.) na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos.
A informação foi publicada inicialmente pelo G1 e confirmada pela reportagem da Itatiaia. Outras informações sobre o caso são mantidas em sigilo pela Polícia Civil, que investigará o caso.
Diante da denúncia, Falcão optou por deixar o Santos, clube em que ocupava o cargo de coordenador de futebol. Em nota, ele disse que recebeu a notícia “com surpresa” e garantiu que a importunação “não aconteceu”.
“Em respeito à torcida do Santos Futebol Clube, pelos recentes protestos diante do desempenho do time em campo, decidi deixar o cargo de coordenador esportivo nesta data. Meu sentimento, em primeiro lugar, é defender a imagem da instituição. Sobre a acusação feita nesta sexta-feira, que recebi com surpresa pela mídia, afirmo que não aconteceu”, escreveu Falcão no Instagram.
De acordo com o G1, para preservar a intimidade da vítima, a polícia optou por resumir ao máximo as informações no B.O. Os supostos atos de Falcão “não deixaram vestígios” e, portanto, não será necessário exame de corpo de delito.
Segundo o Código Penal, o crime de importunação sexual se dá quando um indivíduo pratica qualquer ato de cunho sexual sem consentimento da vítima. A pena prevista é de 1 a 5 anos de reclusão.
Falcão chegou ao Santos no segundo semestre de 2022, para atuar como uma espécie de ligação entre o departamento de futebol e a diretoria do clube.
Pelo mau desempenho da equipe nas competições desta temporada, o dirigente tem sido alvo de críticas por parte dos torcedores santistas, que chegaram a promover até mesmo uma campanha pelas redes sociais pedindo sua demissão.
Falcão jogador
Como jogador, Falcão serviu o Internacional entre 1973 e 1980. Ídolo no Beira-Rio, ele tem 181 jogos e 25 gols com a camisa do Colorado.
Em 1980, ele se transferiu para a Roma. Pelo clube italiano, Falcão entrou em campo 152 vezes e marcou 28 gols. Antes de se aposentar, ainda teve uma rápida passagem pelo São Paulo - 15 jogos e um gol.
Falcão ainda disputou duas Copas do Mundo, em 1982 e 1986. No total, ele vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 34 partidas e balançou a rede sete vezes.
Falcão treinador
Depois de se aposentar, Falcão assumiu a função de treinador. Sua primeira experiência foi justamente na Seleção. Ele comandou o Brasil entre 1990 e 1991 - 14 jogos e quatro vitórias.
Depois, passou por América do México (1991/92), Internacional (1993, 2011 e 2016), Seleção Japonesa (1994), Bahia (2012) e Sport (2015 e 2016).
Falcão comentarista
Além das funções no futebol, Paulo Roberto Falcão foi comentarista de duas emissoras de televisão. Entre 1994 e 2011, o profissional trabalhou na Globo, onde formou o trio de transmissões com Galvão Bueno e Walter Casagrande Jr.
No primeiro semestre de 2014, quando comentou a Copa do Mundo no Brasil, Falcão presetou serviços para a Fox Sports Brasil.