Eliminado precocemente da última divisão nacional, o Santa Cruz encerrou as suas atividades no futebol profissional em 2023. Desclassificado na Série D, a equipe coral agora vive o inédito drama de sequer ter calendário para jogar em 2024 - visto que não obteve a classificação via Estadual. Sobre o drama de uma das maiores equipes do estado, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que não pode fazer “absolutamente nada”.
O mandatário do futebol pernambucano afirmou que não tem poderes, por exemplo, para criar a Série E, uma nova divisão para acomodar o Santa Cruz. Com a eliminação deste domingo(23), ao ser derrotado pelo Iguatu-CE, o Tricolor só poderá jogar a próxima Série D caso o Retrô-PE consiga o acesso - cedendo, assim, a vaga à equipe coral.
“De todas as federações do Brasil, a FPF é a que mais investiu nos seus clubes. A recuperação judicial do Santa Cruz, que está em curso, apresenta, salve o engano, um crédito nosso na ordem de R$ 7 milhões ou até mais do que isso. No momento, a Federação não tem absolutamente nada que pode fazer. A federação não tem como criar a Série E, eu criei a D de dado com o ex-presidente [José Maria] Marin. Não tem como criar a Série E. A prioridade nossa hoje é trabalhar o acesso de Retrô, Náutico e Sport e trabalhar a Série A2 do Estadual, que vai iniciar no próximo mês”, disse Evandro.
“O Santa Cruz, devido à desclassificação, sai do radar da federação e só vamos pensar em Santa Cruz no final do ano, após o acesso dos nossos clubes. Esperamos que o Tetrô tenha o acesso, que o Santa Cruz tenha calendário no próximo ano. A questão do Santa Cruz é institucional, administrativa, que a federação não pode intervir. É um clube de sócios, que escolhem seus mandatários e a federação não tem nenhum poder de interferência nisso”, acrescentou.
Além de estar sem poder ficar fora da próxima Série D, o Santa Cruz também ficou sem vaga na Copa do Brasil 2024. O clube foi também direcionado para a fase preliminar da próxima Copa do Nordeste. A única competição na próxima temporada garantida é o Campeonato Pernambucano.
“O Santa Cruz tem eleição no final do ano e até lá a federação não pode fazer absolutamente nada. A última ajuda nossa foi viabilizar uma semana fora do estado para esse jogo final [com o Iguatu]. Foi a última coisa que a federação pôde fazer. Agora é aguardar a eleição do clube e, só após eleição, se reunir com a nova diretoria”, pontuou Evandro Carvalho.