A capa do jornal Superdeporte, de Valência, na Espanha, chamando Vinícius Júnior de pinóquio irritou os bastidores do Real Madrid, incluindo o treinador Carlo Ancelotti. O veículo fez uma montagem de Vini com nariz de pinóquio após ele prestar depoimento à polícia sobre o caso de racismo que sofreu em maio na partida contra o Valencia.
Segundo o jornal As, representantes do Real Madrid classificaram a capa do jornal como lamentável e patética. Para os integrantes do clube espanhol, a atitude do jornal “beira a criminalidade”. Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, também não poupou críticas ao jornal e ao próprio Valencia, que emitiu uma nota de repúdio ao depoimento de Vini.
“Se jogássemos amanhã no [estádio]Mestalla, levaria Vinícius com certeza. Creio que o tiro está sendo desviado. Vinícius é a vítima. Tanto faz se são um, dois, mil ou 10 mil (torcedores), e os meios de comunicação que querem desviar o tiro me dão pena e raiva”, disse o treinador, em coletiva de imprensa.
Depoimento de Vini
Vinícius foi ao tribunal de Madri nessa quinta-feira (5) para prestar depoimento sobre os insultos racistas que recebeu na partida entre Real Madrid e Valencia no dia 21 de maio, pela LaLiga.
De acordo com a agência de notícias EFE, o atacante reafirmou que foi vítima de insultos racistas e destacou a intenção de seguir com o processo. O brasileiro teria dito que as ofensas se deram apenas pela cor da pele dele e que cânticos se espalharam por todo o estádio.
Três homens foram banidos para sempre dos jogos no Mestalla. Um deles foi identificado pelo próprio jogador, enquanto outros dois foram vistos por câmeras de segurança. Todos admitiram para juíza que realizaram os gestos, mas negaram que tiveram motivação de ódio, ou racista, contra o jogador.
Os advogados deles, que estavam na audiência, teriam dito que “Vinícius teve uma atitude arrogante” e que “provocação é inerente ao futebol”. O zagueiro brasileiro Éder Militão, companheiro de Vini Jr. no Real Madrid, também é esperado para depor. Representantes da La Liga e do clube merengue também acompanham o caso.