O Inter venceu o Independiente Medellín por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (28), no Beira-Rio, em Porto Alegre, e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Luiz Adriano e Maurício foram protagonistas da vitória colorada marcando os três gols do time de Mano Menezes.
O Colorado terminou em primeiro lugar do Grupo B, com 12 pontos. Assim, terá a vantagem de decidir em casa na próxima fase. Com a vitória do Nacional em cima do Metropolitanos-VEN, por 1 a 0, os uruguaios acabaram em segundo lugar, com 11 pontos.
Já o Independiente Medellín ficou em terceiro lugar e seguirá para a Copa Sul-Americana. O Inter finalizou a primeira fase com R$ 26,6 milhões arrecadados em premiações na competição.
Primeiro tempo
Maurício mostrou, logo no início do jogo, a razão de ter começado como titular mesmo após um mês parado no DM. Aos dois minutos, o meia-atacante avançou em uma linda tabela com Luiz Adriano e abriu o placar para o Colorado: 1 a 0.
Um time de peito!
Aos 16, Wanderson tentou marcar de letra, mas não teve força o suficiente para finalizar. Aos 21, Luiz Adriano recebeu de Maurício, dominou de peito, e assim mesmo marcou o segundo: 2 a 0.
Goleada na Libertadores
Aos 26, Luiz Adriano e Maurício brilharam mais uma vez. O meia atacante serviu o centroavante, que superou os marcadores do DIM e marcou o terceiro para o Colorado: 3 a 0. Depois dos três gols, o Inter administrou o jogo até o intervalo.
Segundo tempo
O Colorado voltou para a segunda etapa sem Luiz Adriano, que levou uma pancada no primeiro tempo e foi substituído por Pedro Henrique. Aos quatro minutos, Vitão perdeu disputa na bola área e Pons descontou para os visitantes: 3 a 1.
Quase lá
Aos 23, Alan Patrick serviu Pedro Henrique que acertou uma bomba no travessão e por centimetros não marcou o quarto do colorado. Aos 26, o Independiente levou perigo a área do Inter, e De Pena, afastou de cabeça. Aos 28, Alan Patrick arriscou de longe.
Desfalque em campo
Aos 40, Pedro Henrique precisou ser substituído após sentir lesão muscular. O atacante deixou o gramado chorando. No seu lugar, Mano promoveu a entrada de Jean Dias. Com catimba própria de Libertadores de Alemão nos minutos finais, o Colorado avançou às oitavas de final.
Inter 3 x 1 Independiente Medellín
Internacional
John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo, Johnny, Maurício (De Pena, 17min 2ºT), Alan Patrick e Wanderson (Alemão, 35min 2ºT); Luiz Adriano (Pedro Henrique, intervalo - Jean Dias, 40min 2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Independiente Medellín
Mosquera; Monroy, Palacios, Cadavid e Londoño; Torres e Alvarado; Cetré (Valencia, 14min, 2ºT), Monsalve (Batalla, 14min 2ºT) e Cabezas; Pons. Técnico: Sebastián Botero (interino).
Gols
Maurício, do Inter (2min, 1ºT); Luiz Adriano, do Inter (21min, 1ºT); Luiz Adriano, do Inter (26min, 1ºT); Pons, do DIM (4min, 2ºT)
Cartões amarelos
Alvarado, do DIM (1min, 2ºT); Rômulo, do Inter (1min, 2T); Cadavid, do DIM (21min, 2ºT);
Público: 38.567
Renda: R$ 1.105.812,00
Motivo: 6ª rodada do Grupo B da Libertadores
Data e horário: 28 de junho de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailosky (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)