Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Grêmio vence e decreta rebaixamento do Goiás para a Série B do Brasileiro

Verdão dominou o primeiro tempo mas viu o Tricolor crescer e virar o jogo na segunda etapa; Goiás

O Grêmio venceu o Goiás por 2 a 1, nesta quinta-feira (30), na Arena, em Porto Alegre, e decretou o rebaixamento para a Série B do time goiano. Com 35 pontos da tabela, em 18º lugar, o Verdão não tem mais como sair do Z4, já que o Vasco, em 16º tem 42. Com seis pontos a serem disputados, o Esmeraldino já está matematicamente rebaixado para a segunda divisão de 2024.

Já o Tricolor, com a vitória foi a 62 pontos, ainda em quinto, mas a um ponto do Flamengo, o primeiro do G4 com 63. A duas rodadas do término do Campeonato, o Grêmio ainda sonha com as chances matemáticas de título. O time gaúcho está a quatro pontos do líder Palmeiras, que em 66.

Rumo ao Tetra!

A pontuação tricolor já garante a equipe na Copa Libertadores de 2024. Com 62 pontos e em quinto lugar, o Grêmio não pode ser ultrapassado pelo Athletico, em oitavo com 53. O Fluminense, atual campeão da América, é o sétimo colocado na tabela, com 56 pontos.

Próximos compromissos

No próximo domingo, o Tricolor recebe o Vasco, na Arena, pela 37ª rodada da competição. Já o Goiás cumpre tabela e visita o Fortaleza no Castelão, também no domingo.

Primeiro tempo

Com mudanças na equipe, o que se esperava do Grêmio também era uma mudança de postura após a goleada para o Atlético na última rodada, mas não foi o que aconteceu. Tímido, o Tricolor errava muitos passes e deixava espaços abertos em campo.

Gol do Goiás

Com tantos erros do Tricolor, não demorou muito para o Goiás abrir o placar. Aos 27, Morelli recebeu de Bruno Melo e finalizou sem chances para Caíque. 1 a 0 Goiás. Pouco depois, o VAR chegou a um possível impedimento no lance, mas acabou validando o gol.

Verdão reagindo

Se a defesa do Grêmio era relapsa, o time do Goiás não. Aos 36 minutos, por pouco Julián Palácios não marca o segundo para os visitantes.

Finalmente um chute do Grêmio

O Tricolor chegou com perigo à defesa do Goiás apenas aos 41 minutos, quando Reinaldo recebeu um belo passe de cobertura de Suárez, mas o goleiro Tadeu segurou a bola. Carballo também acertou um cruzamento no final da primeira etapa e o arqueiro novamente livrou a equipe.

O Grêmio foi para os vestiários após uma péssima atuação no primeiro tempo, com bastante descontentamento da torcida.

Segundo tempo

Logo no início da segunda etapa, o goleiro Caíque já precisou fazer duas defesas em sequência após tentativa de Luis Oyama e Vinicius.

Gol do Grêmio!

O Tricolor demorou mas acordou para o jogo. Aos quatro minutos, Suárez deu um passe açucarado para Ferreira, que driblou os marcadores do Goiás e acertou em cheio as redes de Tadeu. 1 a 1.

Mais um do Tricolor!

Aos 10, o meia Cristaldo aproveitou um corte errado de Bruno Melo e também mandou para as redes. 2 a 1 Grêmio. Aos 22, Nathan Fernandes quase fez o terceiro. O jovem recebeu passe de Suárez, mas viu Ferreira livre, porém o camisa 10 não conseguiu concluir. Por pouco não foi mais um gol do Grêmio.

Quase beijou a pistola

Em suas última cenas pelo Grêmio, aos 33 minutos, Suárez quase anotou o seu na partida com um chute forte de fora da área, mas o goleiro Tadeu defendeu. Aos 40, Luisito repetiu uma bomba nas redes, mas o arqueiro do Verdão salvou. E o uruguaio não desistia de aumentar seu saldo de gols no ano. Aos 44, de cobertura, o camisa 9 teveuma bela chance, que novamente foi interceptada por Tadeu.

Grêmio 2 x 1 Goiás

Grêmio

Caíque; Fábio, Kannemann, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo, Cristaldo (Nathan, 27min 2ºT), Galdino (Ferreira, 34min 1ºT), Nathan Fernandes e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Goiás

Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira, Morelli, Luis Oyama, Guilherme e Palacios (Apodi, 8min 2ºT); Vinícius (Breno, 8min 2ºT). Técnico: Mário Henrique (interino).

Gols

Morelli, do Goiás (27min 1ºT), Ferreira, do Grêmio (04 min 2ºT), Cristaldo, do Grêmio (10min 2ºT)

Cartões amarelos

Nathan Fernandes, do Grêmio (30min 1ºT), Carballo, do Grêmio (37min 1ºT), Julian Palacios, do Goiás (04min 2ºT)

Cartão vermelho

Público:
Renda:

Motivo: Jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá - MT

Data e hora: 29 de novembro de 2023, às 20h (de Brasília)

Árbitro: Dyorgines Padovani de Andrade (ES)

Assistentes: Árbitro: Marcelo de Lima Henrique - CE

Auxiliado por: Naílton Júnior de Sousa Oliveira - CE/Fifa e Victor Hugo Imazu dos Santos - PR

Árbitro de vídeo: VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira - SC

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais