O Grêmio esteve duas vezes atrás do Bahia no confronto das quartas de final da Copa do Brasil, nos jogos em Salvador e em Porto Alegre, mas foi buscar e está classificado para a semifinal. Nesta quarta-feira (12), outro 1 a 1 levou a decisão da vaga para os pênaltis, na Arena, na capital gaúcha, mas Gabriel Grando pegou duas cobranças e os gaúchos venceram por 4 a 3.
O time agora espera o vencedor de Flamengo e Athletico-PR. A outra semifinal do torneio será entre os vencedores de Palmeiras (0) x São Paulo (1) e Corinthians (0) x América (1).
Atraso da partida
Após uma hora e cinco minutos de atraso e a bola rolou na Arena para Grêmio e Bahia. A partida, que estava prevista para às 19h (de Brasília), começou às 20h05, em razão da forte chuva, causada pelo ciclone extratropical, na capital gaúcha. A comissão de arbitragem da CBF fez quatro vistorias no gramado até a libertação para o início do confronto.
Primeiro tempo
O gramado prejudicado pela chuva até dificultou a prática do futebol, mas não o suficiente para quem queria avançar à semifinal da Copa do Brasil. Aos quatro minutos, Reinaldo chutou cruzado, mas a bola foi para fora. Aos dez, por pouco, Suárez não marcou um golaço de voleio. Em seguida, Carballo cabeceou e obrigou o goleiro Marco Felipe a fazer uma grande defesa.
Bahia cresce
O Bahia, por sua vez, ia crescendo na partida após o início do primeiro tempo. Aos 24, Everaldo levou perigo a zaga gremista, mas Bruno Uvini afastou. O craque Suárez, em uma grande jogada com visão praticamente panorâmica quase acertou um chute com cobertura do meio de campo.
Pênalti para o Grêmio
Aos 36, Bitello soltou uma bomba que bateu na mão de Acevedo. A arbitragem marcou o pênalti, jogadores de ambas equipes protagonizaram uma confusão. Na cobrança de Carballo, o goleiro Marcos Fellipe defendeu. Na temporada, o Tricolor errou sete penalidades, de 16 cobranças.
Lei do ex na Copa do Brasil
Cria da base do Grêmio, Everaldo abriu o placar para o Bahia aos 49 minutos, que acertou um belo chute no ângulo de Gabriel Grando: 1 a 0 Bahia.
Pressão do Grêmio
Precisando do gol, o time da casa adiantou a marcação no segundo tempo, e tentou pressionar a saída de bola do Bahia. Teve o feito de criar chances, Luisito Suárez e Bitello apareceram cara a cara com Marcos Felipe, mas também dava o contra-ataque ao time de Renato Paiva.
Renato, o Portaluppi, resolveu colocar Ferreira, e sacar Kannemann, mudando o esquema. E foi Ferreira quem fez a jogada do gol de empate, marcado por Villasanti: 1 a 1 na Arena.
O jogo, então, ficou aberto. O Grêmio pressionava, o Bahia contra-atacava. Luisito, em um lance, colocou Ferreira na cara do gol, mas Marcos Felipe fez uma defesaça. logo depois o próprio uruguaio acertou a trave. Do outro lado, duas bolas na trave de Gabriel Grando.
Sem outros gols, novo empate por 1 a 1 e disputa de pênaltis. nas cobranças, Gabriel Grando pegou os chutes de Cicinho e Gabriel Xavier, Cauly chutou para fora, e o Grêmio venceu por 4 a 3.
Grêmio 1 (4) x (3) 1 Bahia
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Nathan) e Reinaldo; Bitello e Cristaldo (Vina); Suárez (André). Técnico: Renato Portaluppi.
Bahia
Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Ryan (Matheus Bahia); Rezende, Acevedo e Cauly; Ademir (Yago Felipe), Kayky (Lucas Mugni) e Everaldo. Técnico: Renato Paiva.
Gols
Villasanti (26min2ºT) para o Grêmio
Everaldo (49min1ºT) para o Bahia
Pênaltis
Reinaldo, Ferreira, Villasanti e André para o Grêmio
Cauly, Everaldo e Yago Felipe para o Bahia
Cartões amarelos
Carballo, Gustavo Martins (Grêmio); Everaldo, Ryan e Acevedo (Bahia)
Público: 35.437 presentes
Renda: R$ 3.109.743,00
Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 12 de julho de 2023 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)