Sem piedade, o Grêmio aplicou uma goleada de 5 a 1 em cima do Coritiba, na tarde deste domingo (25), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Cristaldo, Alef Manga, Villasanti, Bitello, Suárez e André Henrique.
Com o resultado, o Tricolor agora é vice-líder da competição com 23 pontos. Já o Coritiba ainda amarga na última posição com apenas quatro pontos. O próximo compromisso da equipe gremista é no dia 1º de julho, contra o Bahia, fora de casa.
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado, com boas chances para cada lado, aos sete minutos, Marcelino Moreno bateu forte mas Grando defendeu. Aos dez, a tentativa de Vina parou no goleiro Gabriel. Aos 18, Gabriel Grando operou duas grandes defesas em tentativas de Natanael.
Pênalti e gol tricolor
Aos 24, Vina tentou aproveitar rebote mas acabou errando a mira. Cinco minutos depois, Reinaldo tentou bater a gol mas a bola desviou em Natanel. O lance foi para revisão e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, Cristaldo converteu e abriu o placar. 1 a 0 Grêmio.
Gol do Coxa
Aos 40, em um erro de marcação gremista, Marcelino Moreno deu passe para Alef Manga, que igualou o placar. 1 a 1 Coritiba. Aos 43, Suárez quase ampliou.
Segundo tempo
Ambas equipes voltaram sem alterações, mas o Tricolor retornou ao gramado mais ligado. Aos dois minutos, Suárez cruzou para Villasanti, que cabeceou e marcou o segundo. 2 a 1 Grêmio. Aos nove, João Pedro cobrou escanteio curto, e mesmo assim, surtiu efeito. Bitello recebeu e marcou um golaço. 3 a 1 Grêmio.
Goleada tricolor
Aos 20 minutos, Reinaldo cobrou falta e Luisito aproveitou e marcou um golaço no canto de Gabriel. 4 a 1 Grêmio. Aos 27, após sentir o joelho, o craque uruguaio foi substituído pelo jovem André Henrique e saiu de campo mancando. Em seguida, Renato promoveu as entradas de Cuiabano e Nathan, nos lugares de Reinaldo e Nathan.
Sequência eletrizante
Aos 31, Rodrigo Pinho recebeu de Alef Manga mas acabou acertando o travessão. Aos 35, Kannemann quase marcou de cabeça. O goleiro Gabriel defendeu em cima da linha, o lance foi para revisão e o árbitro não deu o gol ao Grêmio. Antes que o jogo terminasse, o chocolate tricolor ficou ainda maior. Aos 38, o jovem André Henrique marcou o quinto. 5 a 1 Grêmio.
Grêmio 5 x 1 Coritiba
Grêmio
Grando; Joao Pedro, Uvini, Kannemann e Reinaldo (Cuiabano, 27min 2ºT); Villasanti, Carballo, Cristaldo (Nathan, 27min 2ºT), Bitello, Vina (Bruno Alves, 15min 2ºT) e Suárez (André Henrique, 27 min 2ºT). Técnico: Renato Portaluppi.
Coritiba
Gabriel; Natanael, Jean Pedroso, Kuscevic e Bruno Viana; Janderson, Bruno Gomes, Andrey (Mateus Bianqui, 11min 2ºT), Marcelino Moreno, Alef Manga e Zé Roberto (Rodrigo Pinho, 11min 2ºT). Técnico: Antônio Carlos Zago.
Gols
Cristaldo, do Grêmio (33min, 1ºT); Alef Manga, do Coritiba (40 min, 1ºT); Villasanti, do Grêmio (2 min, 2ºT); Bitello, do Grêmio (3min, 2ºT); Suárez, do Grêmio (20min, 2ºT); André Henrique (38min, 2ºT)
Cartão amarelo
Carballo, do Grêmio (20min, 1ºT); Natanael, do Coritiba (32min, 1ºT); Andrey, do Coritiba (35min, 1ºT); Reinaldo, do Grêmio (25min, 2ºT); Bruno Gomes, do Coritiba (25min, 2ºT)
Público: 37.048
Renda: R$ 2.363.447,00
Motivo: Jogo da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 25 de junho de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Arena, Porto Alegre
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Árbitro de vídeo: Roger Goulart (RS)