O Botafogo, mais uma vez, sentiu o gostinho da vitória, mas amargou um empate em 1 a 1 com o Santos neste domingo (26), no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Tiago Nunes abriu o placar com Danilo Barbosa e vencia até os 44 minutos da etapa final, quando Messias deixou tudo igual no Nilton Santos.
Já são oito rodadas sem vencer do Botafogo, que chegou aos 62 pontos. Com os resultados deste domingo, o Alvinegro é o terceiro lugar. O Peixe foi aos 43 pontos e segue na luta contra o rebaixamento.
Botafogo e Santos voltam a campo na quarta, pela 36ª rodada do Brasileirão. Às 19h, o Peixe recebe o Fluminense na Vila Belmiro. O Glorioso visita o Coritiba, no Couto Pereira, às 21h30. Confira a
Botafogo com mudanças
A série sem vitórias fez Tiago Nunes promover mudanças em seu segundo jogo pelo Botafogo. O time entrou em campo com Danilo Barbosa formando a linha defensiva com Adryelson e Cuesta. Sem laterais de origem, Tchê Tchê e Júnior Santos atuaram pela direita. Do outro lado, Eduardo e Victor Sá.
Danilo abre o placar!
As novidades foram positivas, com o Botafogo encontrando espaço no meio de campo para fazer as triangulações e avançar. O Glorioso abriu o placar aos 10 minutos, com Danilo Barbosa desviando cruzamento de Eduardo: 1 a 0 no Nilton Santos. Foi o segundo jogo consecutivo com gol do volante.
Santos chega pouco
Uma melhora no desempenho do time pôde ser observada, mas, individualmente, o Botafogo ainda teve problemas. Tiquinho Soares, por exemplo, fez um primeiro tempo ruim, errando passes e perdendo a principal chance de ampliar o placar antes do intervalo. De todo modo, a torcida o apoiou.
Por outro lado, o Santos só passou a responder a partir do 30 minutos, quando equilibrou a posse de bola. Contudo, a única oportunidade veio aos 37, em lance individual de Jean Lucas, que exigiu de Lucas Perri a única defesa do primeiro tempo ao chutar de fora da área. O Peixe não foi além disso.
Tensão toma conta do jogo
A tensão tomou conta do ambiente após o intervalo, muito por conta das situações dos times na tabela. O jogo, desta forma, ficou muito mais físico, com poucas chances lado a lado. Na verdade, o único momento de emoção até os 15 minutos foi em falta cobrada por Júnior Santos. No rebote, Eduardo chutou para defesa parcial de João Paulo. Na sequência, Messias evitou o gol de Tchê Tchê.
As primeiras mudanças de Tiago Nunes, aos 20, foram as entradas de Janderson, Luís Henrique e, pouco depois, de Di Plácido, a fim de dar novo fôlego ao ataque. Contudo, foi o Peixe que seguiu ocupando o campo ofensivo. Com dificuldade na criação, a saída foi levantar a bola na área rival.
Botafogo perde chances...
Marcelo Fernandes também fez as alterações na equipe do Santos, mas o jogo seguiu sem grandes emoções, apesar da entrega e da tensão. Nos minutos finais, o Botafogo passou a ter o contra-ataque.
Júnior Santos perdeu a primeira oportunidade, finalizando de dentro da área para corte de Messias. Na sequência foi a vez de Danilo Barbosa parar em João Paulo, quando o cronômetro já marcava 41.
Santos empata no fim!
O cenário vivido pelos cariocas nas últimas semanas, contra Palmeiras, Grêmio e Bragantino, por exemplo, repetiu-se. Aos 44, Soteldo fez jogada individual pela esquerda e cruzou na área. Messias, que havia feito “dois gols” na defesa, dessa vez usou a cabeça para empatar: 2 a 2 e fim de jogo!
Botafogo 1 x 1 Santos
Botafogo
Lucas Perri; Danilo Barbosa, Adryelson e Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires (Bastos) e Eduardo (Janderson); Júnior Santos (Segovinha), Victor Sá (Di Plácido) e Tiquinho Soares (Luís Henrique) - Técnico: Tiago Nunes.
Santos
João Paulo; Lucas Braga, Messias, Joaquim e Kevyson (Mendoza); Rodrigo Fernández, Jean Lucas (Wesley Patati), Camacho (Maxi Silveira) e Nonato (Lucas Lima); Soteldo e Marcos Leonardo (Julio Furch) - Técnico: Marcelo Fernandes.
Gols
Danilo Barbosa (10'/1ºT), do Botafogo.
Messias (44'/2ºT), do Santos.
Cartão amarelo
Gabriel Pires, Danilo Barbosa (BOT); Nonato, Jean Lucas e Lucas Lima (SAN)
Cartão vermelho
Renda e público: R$ 1.107.625,00 / 26.548 pagantes / 29.387 presentes
Motivo: Jogo da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 26 de novembro de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)