Se há uma semana Endrick, do Palmeiras, foi o responsável por castigar o Botafogo, nesta quarta (9) foi Luis Suárez quem brilhou na virada do Grêmio sobre o ainda líder do Brasileirão. Com três gols do uruguaio, o Tricolor venceu por 4 a 3 em São Januário, no Rio de Janeiro, após estar perdendo por 3 a 1.
Embalado por cinco vitórias consecutivas, o time de Renato Gaúcho é o novo vice-líder da Série A, ficando atrás do Alvinegro apenas por conta do saldo de gols. A vantagem é de 23 a 8 para o Botafogo.
Com 59 pontos, o Botafogo ainda lidera a Série A, mas parece incapaz de reagir. São seis jogos sem vencer como mandante. Nas últimas quatro partidas pelo Brasileirão, foram quatro derrotas. O time, mais uma vez, não teve qualquer controle emocional para segurar a vantagem construída no placar.
Já o Grêmio é mais um time que chegou. O Tricolor, agora, é o segundo colocado com os mesmos 59 pontos do Palmeiras. A briga pelo título envolve até o Atlético, sexto colocado com 54 pontos.
Pela 34ª rodada do Brasileirão, Botafogo e Grêmio voltam a campo no domingo (12), às 16h. O Tricolor recebe o Corinthians, em Porto Alegre. O Glorioso visita o Bragantino, em São Paulo. Veja a
Com mudanças, Botafogo larga na frente
Após três derrotas seguidas, o Lucio Flavio fez mudanças na equipe principal, barrando o meia Eduardo e reforçando o setor com a entrada de Danilo Barbosa ao lado de Tchê Tchê e Marlon Freitas. A opção funcionou, com o Botafogo ditando o ritmo e abrindo o placar logo aos seis minutos.
Outras duas novidades foram os responsáveis. Hugo, que substituiu Marçal, avançou pela esquerda e cruzou para Diego Costa, titular no lugar do suspenso Tiquinho Soares. O atacante dominou no peito antes de finalizar na saída de Gabriel Grando: 1 a 0 em um bom início do Alvinegro em São Januário.
Resposta rápida do tricolor
Renato também mexeu na estrutura do Grêmio para o jogo, abrindo mão do esquema com três zagueiros. Aos nove, na primeira bola que recebeu com liberdade, Villasanti deixou Galdino na cara do gol, e o camisa 13 não desperdiçou: a finalização cruzada, no contrapé de Perri, deixou tudo igual: 2 a 2!
Diferente do ocorrido nos últimos jogos, o Botafogo não sentiu o gol sofrido e seguiu melhor na partida.
Pressão alvinegra
Júnior Santos e Diego Costa foram os que mais incomodaram o rival e foram coroados pela entrega. Aos 29, o Grêmio tentou sair pelo meio, mas Adryelson fez o corte. Marlon Freitas deixou Diego Costa na cara do gol, mas Grando fez a defesa. No rebote, Jr Santos colocou o Botafogo em vantagem: 2 a 1.
Antes do intervalo, o Grêmio teve chances, mas Perri se redimiu impedindo gols de Besozzi e Suárez.
Marlon Freitas amplia!
Não deu nem tempo das mudanças de Lucio Flavio e Renato surtirem efeitos, e o Botafogo marcou na volta do intervalo. No primeiro minuto, Di Plácido foi à linha de fundo e cruzou para trás, deixando fácil para Marlon Freitas finalizar sem chances para Gabriel Grando: 3 a 1 para o Alvinegro em São Januário.
Suárez deixa tudo igual
Assim como aconteceu com o Palmeiras há uma semana, a vantagem foi desconstruída em minutos.
Aos 5, Ferreirinha - um dos acionados por Renato - fez jogada individual pela esquerda e finalizou. Após o corte parcial de Adryelson, Suárez dominou, driblou Hugo e descontou para o Grêmio: 3 a 2.
Três minutos depois, Ferreirinha foi novamente decisivo, vencendo a disputa com Di Plácido. O caminho ficou livre para o camisa 10 avançar e lançar para Suárez. De primeira, o camisa 9 chutou cruzado, aproveitando a hesitação de Perri.. Um golaço do uruguaio para deixar tudo igual no jogo.
Uruguaio castiga o Botafogo
Neste momento, o time de Lucio Flavio já parecia entregue. O Grêmio, renovado pelas mudanças de Renato, partiu para cima e a virada parecia questão de tempo. E assim foi. Aos 23, Villasanti, Cristaldo e Suárez envolveram a defesa alvinegra, com o uruguaio saindo, outra vez, frente a frente com Perri.
O camisa 9 foi letal, finalizando cruzado para virar a partida para o Grêmio: 4 a 3 aos 24 minutos.
A virada, nos moldes da sofrida há uma semana, acabaram com qualquer chance de reação do Botafogo, que esteve mais perto de sofrer mais um gol do que empatar a partida em lance fortuito.
Botafogo 3 x 4 Grêmio
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo (Marçal); Danilo Barbosa (Eduardo), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Luís Henrique); Victor Sá (Carlos Alberto), Junior Santos (Janderson) e Diego Costa. Técnico: Lucio Flavio.
Grêmio
Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Ronald, Villasanti, Carballo (Cristaldo) e Besozzi (Ferreirinha); Galdino (Nathan) e Suárez (JP Galvão). Técnico: Renato Gaúcho.
Gols
Diego Costa (6'/1ºT), Júnior Santos (29'/1ºT) e Marlon Freitas (1'/2ºT), do Botafogo.
Everton Galdino (9'/1ºT), Luis Suárez (5'/2ºT, 8'/2ºT e 24'/2ºT) do Grêmio.
Cartão amarelo
Diego Costa (BOT); Carballo (GRE).
Cartão vermelho
Não houve.
Renda e público: R$ 704.223,00 / 17.030 pagantes / 17.708 presentes
Motivo: Jogo válido pelo 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 9 de novembro de 2023 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)