Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Atlético sai atrás, mas busca empate com lanterna América após expulsão

No Parque do Sabiá, em Uberlândia, equipes ficaram na igualdade em jogo da 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

América e Atlético ficaram no 1 a 1 em Uberlândia pelo Brasileirão

América e Atlético ficaram no 1 a 1 em Uberlândia pelo Brasileirão

Mourão Panda/América

América e Atlético empataram o clássico mineiro da 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (4), no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, as equipes ficaram no 1 a 1. Mastriani marcou para o Coelho, enquanto Paulinho empatou para o Galo.

A partida foi marcada por emoções e sustos. Ainda no primeiro tempo, Rodriguinho, do América, e Rubens, do Atlético, se chocaram de cabeça e foram levados de ambulância a um hospital da cidade. Na segunda etapa, o Coelho ainda viu Alê ser expulso, enquanto o Galo perdeu Hulk nos instantes finais.

Com o resultado, o América vai a 21 pontos, mas segue como lanterna atolado do Brasileirão, com mais de 99% de chances de ser rebaixado. A queda, entretanto, não será confirmada de forma matemática nesta rodada. O Atlético, por sua vez, vai a 53 pontos, mas segue como 5º colocado.

Próximos compromissos das equipes

Sem tempo a perder, América e Atlético já precisam pensar na 33ª rodada do Brasileirão, que será disputada no meio desta semana. Na quarta-feira (8), o Coelho recebe o Coritiba em Belo Horizonte, enquanto o Galo visita o Corinthians em São Paulo na quinta (9).

Na sequência, ambas as equipes entram em campo no domingo (12). O América vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, e o Atlético recebe o Goiás na Arena MRV.

Brigas distintas

Enquanto o Alvinegro mirava o G4 do Brasileirão, o Alviverde jogava por honra. Lanterna da Série A, o América sabe que dificilmente escapará do rebaixamento. O time de Scolari, por sua vez, quer terminar a competição com a vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Atlético melhor

Nos primeiros 45 minutos de bola rolando, o Atlético foi o dono das ações no Parque do Sabiá. Tendo mais controle, o time de Luiz Felipe Scolari pouco sofreu com as investidas em velocidade do Coelho.

Hulk e Paulinho, artilheiro e vice da equipe na temporada, foram os responsáveis pelas chances mais claras do Galo. Contudo, pelo menos na etapa inicial, sem a pontaria suficiente.

Gol anulado

Logo aos 10 minutos de jogo, o zagueiro Jemerson, do Atlético, sentiu o gosto de balançar a rede adversária. Porém, com a ajuda do VAR, o árbitro observou irregularidade na origem do lance e invalidou aquele que seria o primeiro gol da partida.

Susto e ambulância em campo

Aos 34, um grande susto para todos! Rodriguinho e Rubens se chocaram na área e caíram ao chão. Assim que companheiros de time viram a gravidade da pancada de cabeça, logo gesticularam pedindo atendimento médico.

A ambulância do estádio foi acionada, o jogador do Coelho retirado de campo e conduzido ao hospital Santa Clara, próximo ao estádio em Uberlândia. Rodriguinho estava consciente, mas os médicos entenderam que necessitava de acompanhamento especial.

Apesar de ter se levantado e colocado uma touca de proteção, o camisa 44 do Galo também foi substituído e levado ao hospital. Pavón foi acionado para a vaga.

Aplausos para os médicos

Após cerca de 10 minutos de atendimento, os médicos foram aplaudidos pelos torcedores dos dois times. Uma cena bem legal!

Everson salva

Assim que a bola voltou a rolar, o América teve excelente oportunidade de balançar a rede. O meia Benítez recebeu pela esquerda, driblou dois marcadores, entrou na área, finalizou e parou nas mãos de Everson. O goleiro do Galo fez grande defesa e evitou que o placar fosse alterado.

Segundo tempo começa travado no meio-campo

Os primeiros minutos do segundo tempo foram de grande burocracia no Parque do Sabiá. O Atlético assumiu a posse de bola na retomada de jogo, mas sofria para chegar ao gol americano e tentava apenas em finalizações de longa distância, que pouco surtiam efeito.

O América, por outro lado, tentou se impor no meio-campo, mas tinha ainda mais dificuldade para avançar. O Coelho tentou se defender e sair em velocidade quando possível, mas não era inspirado no começo dos 45 minutos finais de jogo.

América abre o placar em nova ‘lambança’ de Jemerson

Aos 20 minutos do segundo tempo, uma das poucas chegadas do América resultou em gol. Após chegada pelo meio, a bola sobrou para Breno na ponta direita. Ele cruzou, mas Jemerson se atrapalhou e jogou contra o próprio gol.

Curiosamente, Mastriani tocou na bola antes de ela entrar. A ação do atacante não mudaria a situação, mas agora o gol do uruguaio será registrado na súmula.

Atlético responde com bola na trave

Poucos minutos após o gol do América, o Atlético já tentava retomar o controle do jogo em busca do empatem que quase veio aos 25 minutos com Pavón.

O atacante argentino fez boa tabela e foi lançado pela ponta direita. Ele invadiu a área e chutou cruzado com força, mas a bola explodiu na trave ao lado esquerdo do goleiro americano jori.

Coelho fica com um a menos

Aos 27 minutos, em jogada teoricamente “normal” no meio-campo, Alê conduzia a bola e era marcado por Otávio.

O meia do América tentava dominar o espaço, mas deixou o braço e atingiu Otávio no rosto. Como ele já tinha um cartão amarelo, recebido ainda na etapa inicial, acabou expulso de campo pelo segundo amarelo.

Cazares fica apenas 13 minutos em campo

Jogador do Atlético entre 2016 e 2019, o equatoriano Cazares agora veste a camisa 80 do América, mas ainda não mostrou a que veio pelo Coelho. Ele foi acionado no segundo tempo de jogo, mas pouco ficou em campo e precisou ser substituído.

Cazares entrou no lugar de Benítez aos 18 minutos do segundo tempo, mas deu lugar a Méndez aos 31 minutos. Aparentemente, ele sentiu um problema muscular, e precisou ser acompanhado pelos médicos do América na saída de campo.

Atlético pressiona e empata o placar

A pressão atleticana era cada vez maior, e resultou em gol pouco após a expulsão de Alê. Aos 34 minutos, Saravia encontrou grande lançamento para Pavón na ponta direita, já dentro da área. Ele só dominou e rolou para a entrada da pequena área, onde estava Paulinho. O camisa 10 apenas escorou para empatar o placar.

Esse foi o 16º gol de Paulinho na Série A do Brasileirão. Ele agora está empatado com Tiquinho Soares, do Botafogo, como artilheiro da competição.

Hulk expulso nos acréscimos

Nos instantes finais de jogo, o Atlético ainda perdeu o atacante Hulk, que também foi expulso. Já depois dos 50 minutos do segundo tempo, ele tentou jogada pela ponta esquerda, mas viu o árbitro marcar falta de ataque.

O jogador atleticano recebeu o cartão amarelo pelo lance. Ele manteve as reclamações intensas e acabou expulso pela arbitragem, deixando o campo fazendo sinais de que o jogo estava “roubado”.

América 1x1 Atlético

América

Jori; Rodriguinho (Mateus Henrique), Ricardo Silva, Danilo Avelar (Julio) e Marlon; Juninho, Alê, Martinez e Benítez (Cazares) (Méndez); Felipe Azevedo (Breno) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Atlético

Everson; Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Franco (Igor Gomes) e Rubens (Pavón); Zaracho (Pedrinho), Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão.

Data e horário: sábado, 4 de novembro de 2023, às 19h30 (de Brasília)
Local: estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia
Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Gols
Mastriani (20min 2T), do América
Paulinho (34 min 2T) do Atlético

Cartões Amarelos
Danilo Avelar, Alê (América)
Zaracho, Hulk (Atlético)

Cartões Vermelhos
Alê (América)
Hulk (Atlético)

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
VAR: Rafael Traci (SC)

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais