Ouvindo...

Bruno Henrique brilha, e Flamengo vence o Botafogo pelo Brasileirão

Rubro-Negro quebra invencibilidade do líder do Campeonato Brasileiro, impondo primeira derrota ao rival no Nilton Santos

Bruno Henrique brilhou em vitória do Flamengo sobre o Botafogo

Caiu a invencibilidade do Botafogo no “tapetinho” do Nilton Santos. Com atuação decisiva de Bruno Henrique, o Flamengo bateu o Alvinegro por 2 a 1, neste sábado (2), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro time em 12 jogos que conseguiu tirar pontos do adversário no Rio de Janeiro.

Antes de Bruno Henrique marcar o gol decisivo, o clássico teve Marlon Freitas marcando contra e Victor Sá empatando, ainda na etapa inicial. Com o resultado, o Flamengo chega aos 39 pontos e assume momentaneamente o terceiro lugar. O Botafogo, com 51, segue isolado na liderança da Série A.

Com a pausa do futebol nacional para a Data Fifa, os times só voltam a campo em duas semanas pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. No dia 13, o Flamengo enfrenta o Athletico no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. O líder Botafogo visita o Atlético, no dia 16, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Flamengo na frente

Mal soou o apito inicial e o Flamengo abriu o placar no Nilton Santos. Na primeira vez que foi ao ataque, Pedro fez bom pivô e abriu para Wesley, que chegou cruzando. A bola ia para Bruno Henrique, mas Marlon Freitas antecipou e, ao tentar o corte, fez gol contra: 1 a 0 com 1 minuto e 30 segundos.

A reação alvinegra

O Botafogo demorou a entrar na partida, mas conseguiu imprimir seu ritmo de jogo a partir dos 10 minutos. Com boas chegadas pela esquerda, com Victor Sá e Marçal e um chute perigoso de Segovinha, o gol de empate já parecia ser questão de tempo. E foi, com o empate saindo aos 18.

Gabriel Pires buscou Tiquinho Soares na área, e o atacante disputou com três marcadores. A bola se ofereceu para Victor Sá, que levou para o meio e chutou forte, sem chances para Matheus Cunha: 1 1.

Bola no Bruno Henrique

A partir do empate, o Flamengo cresceu em posse de bola, mas a movimentação no meio de campo era lenta, e as arrancadas de Bruno Henrique foram a única alternativa do time. Aos 34, o camisa 27 venceu na velocidade de Adryelson, mas tentou encobrir Lucas Perri e perdeu a melhor oportunidade.

Jogo lá e cá

Aos 47, em novo contra-ataque, Bruno Henrique arriscou de fora e exigiu nova defesa do goleiro.

Antes do intervalo, o Alvinegro teve a chance de virar após novo vacilo da zaga do Flamengo. A finalização de Tiquinho Soares já havia passado de Cunha, mas Fabrício Bruno tirou em cima da linha.

No último lance, nova chance em contra-ataque puxado por Victor Sá e Segovinha, que deixou Eduardo em condições de marcar, livre na entrada da área. A finalização saiu por cima da meta.

Lage mexe antes

Os times voltaram sem alterações do intervalo, e o jogo seguiu o mesmo roteio. Logo aos dois minutos, Bruno Henrique foi lançado nas costas de JP e chegou a marcar, mas o impedimento foi marcada. A “trocação” seguiu franca, com Sá e Pedro finalizando com perigo antes dos 10 minutos.

Bruno Lage, então, apostou nas entradas de Tchê Tchê, Luis Henrique e Diego Costa. O Botafogo cresceu na partida, finalizando três vezes em menos de 10 minutos. A mais perigosa foi a de Eduardo, em cobrança de falta que saiu rente à trave de Cunha. A resposta de Sampaoli foi com Everton Ribeiro.

O rei dos clássicos

O momento era favorável ao Botafogo, mas a estrela de Bruno Henrique brilhou. Conhecido por decidir clássicos - em especial contra o Alvinegro -, o camisa 27 recebeu pelo lado esquerdo, partiu para cima da marcação de JP e acertou o ângulo de Lucas Perri: um golaço para silenciar o Nilton Santos, com exceção dos milhares rubro-negros presentes no Setor Sul, que passaram a ditar o ritmo da festa.

Botafogo 1 x 2 Flamengo

Botafogo

Lucas Perri; JP, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Tchê Tchê) e Eduardo; Segovinha (Luís Henrique), Victor Sá e Tiquinho Soares (Diego Costa) - Técnico: Bruno Lage.

Flamengo

Matheus Cunha; Fabrício Bruno, Erick Pulgar e Léo Pereira; Wesley, Allan (Thiago Maia), Gerson e Ayrton Lucas; Victor Hugo (Everton Ribeiro), Bruno Henrique (Everton Cebolinha) e Pedro - Técnico: Jorge Sampaoli.

Gols: Marlon Freitas (Contra - 2'/1ºT) e Bruno Henrique (28'/2ºT), do Flamengo; Victor Sá (16'/1ºT), do Botafogo.

Cartões amarelos: Cuesta, (BOT); Ayrton Lucas, Bruno Henrique, Fabrício Bruno (FLA)
Cartão vermelho: Gabriel Pires (BOT)

Público pagante: 38.346
Público presente: 40.769
Renda: R$ 1.512.570,00

Motivo: Jogo da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 2 de setembro de 2023, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Neuza Inez Back (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz (SP)

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.