Ouvindo...

Sport joga mal, perde do Guarani e deixa a liderança da Série B

Leão foi dominado pela Bugre e acabou justamente derrotado por 3 a 1, nesta sexta-feira (18), em Campinas

Guarani superou o Sport com ampla vantagem construída no primeiro tempo

O Sport fez um dos seus piores jogos na Série B do Campeonato Brasileiro. O Guarani, um dos melhores. O resultado dessa combinação, na noite desta sexta-feira (18), não poderia ser diferente: vitória justa, sólida do Bugre, por 3 a 1, construída especialmente num forte início de jogo, no Brinco de Ouro, em Campinas, aproveitando-se da fragilidade no lado esquerdo rubro-negro.

Os gols da vitória bugrina foram marcados por Bruno Mendes, Bruninho e Matheus Barbosa; enquanto o Leão descontou com Ronaldo, de pênalti - todos os gols na primeira etapa da competição. O revés pôs fim a uma invencibilidade de cinco jogos do Sport, enquanto a equipe paulista voltou a vencer encerrando um jejum de três partidas.

Como fica a classificação

Com o resultado, o Sport perdeu a liderança da Série B para o Vitória, que venceu o Botafogo-SP nesta noite, e chegou aos 47 pontos - agora, dois a mais que o Leão pernambucano, vice-líder. O Guarani, por sua vez, alcançou os 40 pontos e subiu para a sexta posição.

Próximos compromissos

O Sport volta a jogar na próxima sexta-feira (25), às 21h30, quando receberá o Ituano, na Ilha do Retiro. No dia seguinte, no sábado (26), o Bugre irá visitar o Sampaio Corrêa, em São Luís.

Principais lances do jogo

O Guarani foi superior ao Sport desde os primeiros minutos de jogo. Aproveitando-se de um ponto frágil do Leão, estreando o prata da casa Victor Gabriel na lateral esquerda, o Bugre precisou de dez minutos para abrir 2 a 0 com jogadas pelo setor.

Primeiro, aos 4, cruzamento de Matheus Barbosa para Bruno José abrir o placar. Aos 9, foi a vez de João Victor levar para a linha de fundo no mesmo setor e rolar para trás. Bruninho, de primeira, ampliou. O Sport, até então espectador do jogo, encontrou um gol quando o VAR assinalou um toque no braço de Lucão após cabeçada de Sabino. Pênalti que Ronaldo foi para a cobrança e não desperdiçou, aos 26.

Quando o Leão parecia ganhar uma sobrevida no jogo, mais um apagão da defesa rubro-negra. Desta vez, jogada pela esquerda do Guarani, com cruzamento de Mayk para Matheus Barbosa, livre na entrada da área, bater de primeira e fazer 3 a 1.

No intervalo, o técnico Enderson Moreira tentou corrigir o problema na esquerda colocando Labandeira na vaga de Victor Gabriel e deslocando Juba para a lateral. O principal, o Leão não mudou: a postura. Melhor, o Guarani acertou o travessão com João Victor, aos 7 minutos.

Após o lance, o Guarani, com a vantagem no placar, recuou e cedeu mais espaço ao Sport. O treinador rubro-negro fez mudanças ofensivas, lançou Peglow e Alan Ruiz na tentativa de um “abafa”, mas não era noite do Leão em Campinas.

Guarani 3 x 1 Sport

Guarani

Pegorari; Diogo Mateus, Alan Santos (Wálber), Lucão e Maik (Caíque Silva); Matheus Barbosa, Lucas Araújo (Bernardo) e Bruninho (Wenderson); Bruno José, Bruno Mendes (Derek) e João Victor. Técnico: Umberto Louze.

Sport

Renan; Ewerthon, Sabino, Rafael Thyere e Victor Gabriel (Labandeira); Ronaldo (Alan Ruiz), Fabinho (Fábio Matheus) e Jorginho; Edinho (Peglow), Luciano Juba e Vagner Love (Fabrício Daniel). Técnico: Enderson Moreira.

Gols

Bruno Mendes (4min1T), Bruninho (9min1T), Matheus Barbosa (34min1T), para o Guarani; Ronaldo (26min1T), para o Sport.

Cartões amarelos

Diogo Mateus, Alan Santos e Derek, para o Guarani; Fabinho, para o Sport.

Público: 5.275
Motivo: 24ª rodada da Série B.
Data e horário: 18 de agosto de 2023 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Brinco de Ouro, em Campinas.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).
Auxiliares: Anne Kesy Gomes de Sá (Fifa-AM) e Leone Carvalho Rocha (GO).
Árbitro de vídeo: Adriano Milczvski (PR).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.