Ouvindo...

Ipatinga copia documento do Cruzeiro, Justiça percebe e veta plano de credores

TRT3 derrubou liminar que evitava bloqueio de receitas do clube, que diz ter trocado de advogado a partir da negativa

Ipatinga disputou em 2023 o Campeonato Mineiro

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3) derrubou, na última semana, uma decisão liminar de dezembro de 2022 sobre o Regime Centralizado de Execuções (RCE) do Ipatinga. A medida impedia que o Tigre tivesse receitas bloqueadas na Justiça.

Na nova decisão, o colegiado considerou que houve ‘reprodução integral’ do plano de credores feito pelo Cruzeiro, além de ‘sonegação de documentos imprescindíveis’.

A informação foi divulgada pelo Plox Brasil e confirmada pela Itatiaia. Na decisão, o desembargador José Marlon de Freitas argumentou que uma prova da cópia se dá pelo fato de o documento do Ipatinga constar o nome do Cruzeiro em um dos trechos.

“Outro indicativo de inconsistência do pedido formulado pelo clube agravado é a constatação que tanto a petição inicial quanto o ‘Plano de Credores’ são, na prática, quase a reprodução integral das peças apresentadas pelo Cruzeiro Esporte Clube”, escreveu Freitas.

“Cabe destacar que nas ‘Considerações Finais’ do já citado ‘Plano de credores’, o clube sequer teve o cuidado de inserir o seu nome no lugar de Cruzeiro Esporte Clube”, complementou.

Ipatinga demite advogado

O ‘erro’ na peça enviada à Justiça causou a demissão do advogado Joel João de Brito Júnior, que defendia o Ipatinga. Em contato com a Itatiaia, o presidente do clube, Nicanor Pires, disse que ficou surpreso com a argumentação e afirmou que os próximos passos serão tomados com novo corpo jurídico.

“O processo ser deferido ou indeferido faz parte, mas a partir de uma argumentação de que a peça é uma cópia da produzida pelo Cruzeiro foi uma surpresa. A gente vai fazer a troca de advogados e, a partir da interpretação dos novos advogados, vamos definir as próximas ações”, disse.

A reportagem também conversou com Joel João de Brito Júnior, que se defendeu.

“A gente não tinha tempo hábil, havia uma pressa muito grande. E além disso, utilizei de uma peça que teve sucesso e conseguimos no primeiro momento, tanto que a liminar foi concedida e o clube disputou o Campeonato Mineiro. Agora, ainda não fui informado sobre qualquer decisão do clube”.

Ipatinga

O Ipatinga disputou o Campeonato Mineiro de 2023 e terminou como quarto e último colocado do Grupo C, com nove pontos. Agora, o Tigre se prepara para a disputa da elite estadual no próximo ano. Enquanto isso, o clube segue em campeonatos de base.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.